Campus Guajará-Mirim realiza concerto magno no Dia da Pátria

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 19h41 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 16h27 | Acessos: 2524

Campus Guajará Mirim

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, e o 6º Batalhão de Infantaria da Selva farão apresentação no dia 7 de setembro. O evento é aberto ao público e acontece na quinta (7), às 19h30, na Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Seringueiros.

Fazem parte do repertório hinos pátrios e canções militares de grande representação nacional, a serem interpretados por 45 alunos do Campus Guajará-Mirim, 30 Soldados do 6º BIS e 20 músicos da Banda do Exército. Eles estão recebendo a preparação vocal, musical e artística do professor da unidade, Marcelo Caires Luz. Já a regência é do Sub Tenente Paulo Henrique Lopes Sampaio. O evento contará ainda com apresentação especial do estudante Jorge Oliveira do Nascimento. Na colaboração de pesquisa está professor Josias José Freire Junior.

O objetivo principal do evento, além de ilustrar a data comemorativa, é fomentar a preservação dos símbolos musicais nacionais atualmente pouco conhecidos e pouco utilizados por toda a sociedade. O professor Marcelo Caires ressalta estar feliz em realizar a atividade, tendo em vista que atualmente poucos jovens conhecem os hinos pátrios. “Estamos fazendo uma ação cultural, educativa e estética, em que fazemos o resgate desses símbolos musicais nacionais. Eles também são fundamentais, trazem um português rebuscado e têm especificidades estéticas que agregam com a formação de nossos alunos”, acrescentou.

Será um concerto didático em que, antes da execução de cada obra, serão repassados os contextos históricos e culturais das composições. O grupo do IFRO ainda teve oportunidade de conhecer a estrutura do Exército, onde são realizados os ensaios. “Tivemos palestra do coronel com os estudantes, contando o funcionamento do Exército. Acredito que para nossos alunos é uma experiência única, que vão levar para a vida toda”, conclui Marcelo.