1ª Mostra Científica, Cultural e Tecnológica "Somos IFRO-descendentes" realiza no Campus Guajará-Mirim

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 15h33 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 16h43 | Acessos: 182

Campus Guajará Neabi evento 6

No dia 28 de novembro de 2023, ocorreu no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Guajará-Mirim, a 1ª Mostra Científica, Cultural e Tecnológica “Somos IFRO-descendentes”, relacionado ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

O evento teve o objetivo de fortalecer as ações de implementação das práticas de equidade étnico-racial na unidade e foi uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), em parceria com a Coordenação da Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e os Grupos de Pesquisa OBMIFRO (Observatório das Migrações Internacionais na Fronteira) e AWINA, bem como os coletivos Estudantis “Cunhatã”, “Cultura de Paz” e “Artes para todos”.

A Mostra contou com momentos esportivos, palestra sobre “A importância da implementação da Lei nº 10.639 para o Letramento Racial na Comunidade Escolar”, apresentações culturais, salas temáticas (“Um tributo à Arte de Aleijadinho”, “Desconstrução do racismo linguístico”, “AqualTune: reinado à resistência”, “A expressão Lírica no Combate ao Racismo”, “Arte e Cultura Africana”, “Jogos Africanos”), Feijoada colaborativa, concurso de rap, Mostra Teatral “O Racismo Ontem e Hoje”,  desfile “Afro-História” e sessão de cinema com o filme: “Besouro”.

Diante da necessidade de estimular o tripé leitura, interpretação, produção textual e científica, fortalecendo as ações de vínculo entre ensino, pesquisa e extensão, assim como visando ao atendimento às recomendações da Lei de Diretrizes de Bases da Educação, “verificamos a necessidade de criar situações e contextos que envolvam, além da leitura básica propriamente dita, reflexões críticas e consciência social em nossos alunos e professores. Destarte, sendo o Campus Guajará-Mirim localizado em uma área periférica da região transfronteiriça do estado de Rondônia com a Bolívia, fortemente demarcada por indícios de vulnerabilidade socioeconômica e pela consequente evasão escolar, em decorrência da inserção precoce dos alunos no mercado de trabalho ou, em menor escala, nos programas de medidas socioeducativas previstos no ECA, consideramos de extrema relevância o fortalecimento das identidades sócio-raciais e culturais na referida comunidade escolar”, explicou a coordenação do evento.

"Nós, equipe do NEABI de Guajará-Mirim, consideramos importante a celebração da Consciência Negra no âmbito institucional do IFRO partindo das múltiplas formas de resistência e ressignificação da cultura afro-brasileira. Nossas ações coletivas, em parceria com toda a comunidade escolar, visam ao fortalecimento das identidades étnico-raciais em nossos discentes, bem como estamos empenhados na construção de um projeto político de Letramento Racial dentro da instituição em que estamos inseridos. A 1ª Mostra Científica, Cultural e Tecnológica Somos IFRO-descendentes trata-se da culminância de diversas ações de ensino e pesquisa desenvolvidas ao longo do ano letivo. Todos os discentes envolvidos participaram ativamente das atividades com consciência política e cultural sobre a importância da equidade étnico-racial e do letramento racial em nossa sociedade", disse a professora Roziane da Silva Jordão, da comissão organizadora.

• Campus_Guajará_-_Neabi_-evento_1
  • Campus_Guajará_-_Neabi_-evento_10