VIII Feira de Estágio, Emprego e Oportunidades do IFRO Guajará-Mirim reuniu comunidade interna e externa

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h21 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h23 | Acessos: 17390

Guajará Feira 12A VIII Feira de Estágio, Emprego e Oportunidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, foi realizada em 25 de outubro de 2023. O evento gratuito visa a orientar e encaminhar para o mercado de trabalho pessoas que buscam oportunidades, incluindo assuntos como vagas de estágio, empregos na internet, educação financeira, empreendedorismo, relatos de egressos do IFRO, além da participação de empresas do mercado local.

A Feira de Estágio envolveu estudantes do IFRO e o público em geral, incluindo empresários, comerciantes, acadêmicos de outras faculdades e alunos de ensino médio. Foram abordadas temáticas do mundo de estágios, aprendizagem, empreendedorismo e negócios, buscando promover um espaço de interação entre empresas, microempreendedores, comunidade em geral, além de alunos, egressos e servidores do IFRO.

“A Feira de Estágio é um evento que tem como objetivo ajudar os estudantes com o mercado de trabalho, tendo atividades que explicam e os auxiliam sobre o que fazer depois de se formarem no ensino médio, e também para conseguirem vagas nos estágios, já que aqui temos que cumprir as 100h práticas do curso. O evento abrange não só estudantes do IFRO, mas também ex-alunos, que contam suas experiências, empresas locais e outros estudantes de outras escolas e faculdades. É muito bom porque nos ajuda ter noção maior, principalmente de como montar um currículo e de como será a vida após o ensino médio”, comenta a estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Victória dos Santos Gonçalves.

Iniciado à tarde e seguindo até o período da noite, após a abertura oficial, o evento contou com palestras e oficinas e ainda com o relatos de experiências de ex-alunos, reunidos em uma mesa-redonda dentro do Encontro de Egressos. Entre as demais atividades realizadas estavam a palestra “Como montar um Currículo”, com Mariana Goerdeth; oficinas “Projeto de Vida, você tem um?” e “Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro, com o Sebrae”; palestra “Venda seu conhecimento com Estilo: aprenda a fazer isso através das Redes Sociais”, com a servidora Inayara Cristina Bortoleto Zaquel; mesa-redonda de papo com empreendedores locais; e a palestra “LGPD e a Proteção de Dados Pessoais no Ambiente Profissional”, com o Professor Ranieri Braga. Também ocorreram testes rápidos para diagnóstico de doenças e exposições diversas no pátio (Apresentação dos cursos; Empresas locais divulgando produtos/serviços; e Arranjo Produtivo Local com artesanato e outros produtos diversos).

O organizador do evento, Julio Henrique da Silva Lopes, destaca que a Feira “é uma oportunidade valiosa para nossos estudantes e a comunidade. Durante a feira, nossos jovens podem explorar oportunidades de estágio, adquirir experiência prática e iniciar suas carreiras. A participação dos nossos vizinhos bolivianos desempenha um papel crucial, fortalecendo laços e promovendo a colaboração internacional”.

Prestigiando o evento, Rolando Villar Añez, Assessor de Relações Internacionais da Universidad Autónoma del Beni (Uabjb), disse que “la feria do estágio foi ótima para mi y mios alunos, porqué aprendimos montar um curriculum, a usar las redes sociales para ganar dinero, Instagram, Tic Toc. Mios alumnos ficaron contentos por las explicaciones y la experiência de las professoras qué expusieron el manejo de las redes sociales”.

• Guajará-Feira_1
  • Guajará-Feira_10