Alunos do técnico em Biotecnologia do Campus Guajará-Mirim participam de curso ofertado pela Fiocruz durante recesso escolar

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 14h17 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 14h21 | Acessos: 33153

Campus Guajará Curso Fiocruz 1

Estudantes do curso técnico em Biotecnologia do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Guajará-Mirim participaram entre os dias 17 e 28 de julho do curso “Práticas Laboratoriais” ofertado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Rondônia).

Participaram alunos do 1º, 2º e 3º anos do técnico em Biotecnologia em um curso composto por 10 disciplinas, que foi aproveitado como horas de estágio, uma vez que os alunos necessitam de uma carga horária de 100 horas para a conclusão do ensino médio.

Segundo o professor Daniel Sol Sol de Medeiros, a participação dos alunos no curso de práticas laboratoriais foi uma oportunidade de aprofundamento dos conhecimentos práticos nas diferentes áreas que envolvem o campo da biotecnologia partilhando experiências com mestres e doutores da Fiocruz. “Nota-se que esse curso, que já está em sua terceira edição, é um diferencial na formação dos nossos alunos que moldará seus perfis de egressos e se espera que potencialmente aumente seu sucesso no mercado de trabalho futuramente”, comentou o docente.

Uma das participantes foi a Yasmin, aluna do 2º ano. Ela contou que as aulas foram lecionadas em horário integral, no período do recesso escolar do campus. “Durante a manhã aprendíamos a parte teórica, tínhamos uma introdução sobre o conteúdo, um aprofundamento e à tarde eram as práticas de tudo aquilo que víamos na teoria. Também tínhamos atividades para nos estimular a um maior aprendizado, chegamos até a apresentar um seminário, o que foi bastante inusitado, mas confesso que foi divertido.  No decorrer do curso, cada matéria tinha sua peculiaridade e despertava interesse de grande parte dos alunos presentes, alguns assuntos já havíamos estudado por conta do curso [Biotecnologia] e outras totalmente novas e instigantes”, relatou.

O curso

Na primeira semana os alunos foram apresentados à microbiologia, onde fizeram culturas variadas (Imagem 1 - veja na galeria de imagens). Logo depois, estudaram a micologia e como pode ser prejudicial uma pessoa com doenças fúngicas. No laboratório, os estudantes observaram os fungos causadores de doenças (Imagem 2 - veja na galeria de imagens). “Foi a disciplina e prática que mais gostei, em seguida tivemos uma aula de preparo de bioativos contra parasita, onde vimos sobre os parasitas e as doenças que eles transmitem, em específico a leishmaniose e a malária”, relembra Yasmin.

No laboratório, os discentes fizeram o processo para diagnosticar uma pessoa com leishmaniose (Imagem 3, 4, 5 -  veja na galeria de imagens). Ainda na primeira semana, eles estudaram sobre as técnicas biotecnológicas aplicadas no controle vetorial. “Algumas técnicas foram realmente uma surpresa para mim, vimos sobre algumas doenças transmitidas por mosquitos, aprendemos sobre suas diferenças físicas e fases da vida do mosquito Anopheles transmissor da malária (Imagem 6 -  veja na galeria de imagens). Foi apresentado uma introdução sobre carrapatos e tive uma grande surpresa ao saber que eles são aracnídeos, fomos desafiados a identificar no microscópio as diferentes espécies de carrapato (Imagem 7 -  veja na galeria de imagens), uma tarefa bem difícil por sinal”, narra a jovem.

Na segunda semana os alunos foram apresentados a uma introdução à biologia molecular, eletroforese, recombinação gênica, análise de expressão proteica e métodos de caracterização de atividade de proteína. “Confesso que nessas últimas aulas tive um pouco de dificuldade, pois era um assunto muito avançado e detalhado, ainda assim fiz o máximo para acompanhar”, detalhou Yasmin.

Durante a disciplina de biologia molecular, os estudantes realizaram atividades sobre a extração de ácidos nucleicos e PCR. “A experiência de poder participar deste curso marcou imensamente minha vida, consegui expandir meu conhecimento e ampliar minha visão para problemas sociais e endêmicos que se quer sabia da existência. No decorrer desse curso consegui encontrar uma direção sobre minha futura profissão após o término do ensino médio. Agradeço imensamente aos organizadores desse evento pela oportunidade e aos profissionais que saíram de sua cidade para ministrar este curso, pois sem eles não seria possível acontecer esse momento tão importante”, disse agradecendo Yasmin.

• Campus_Guajará_-_Curso_Fiocruz_1
  • Campus_Guajará_-_Curso_Fiocruz_2