Campus Guajará-Mirim marca presença na inauguração do porto fluvial

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 21h31 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 21h31 | Acessos: 29992

Campus Guajará Mirim Inauguração do porto 4

Servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Guajará-Mirim participaram, na tarde de terça-feira (08 de agosto), da cerimônia de inauguração da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), realizada às margens do Rio Mamoré do município.

O evento contou com a presença de moradores e de autoridades políticas como o Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio Luiz França; do Ministro dos Transportes, Renan Filho; do governador de Rondônia, Marcos Rocha; autoridades federais, estaduais, locais e bolivianas. Além da entrega do novo porto, a solenidade foi marcada pelo anúncio da construção da ponte Binacional Brasil-Bolívia no rio Mamoré, ligando as cidades de Guajará-Mirim (RO) e Guayaramerín (Departamento Boliviano de Beni – estado da Bolívia).

Segundo o Chefe do Departamento de Extensão do Campus, Julio Henrique da Silva Lopes, a construção da ponte que ligará o Brasil e a Bolívia em Guajará-Mirim causa um grande impacto na integração regional e no fortalecimento das relações entre os dois países.

“Para o IFRO desempenha um papel crucial, pois potencializa o intercâmbio cultural e científico ao encurtar as barreiras geográficas entre os países, fomentando uma nova era de cooperação entre as nações. É importante para os alunos participar da inauguração do projeto da ponte para reforçar o senso de pertencimento à comunidade e testemunharem esse marco histórico na integração entre Brasil e Bolívia”, explicou o servidor.

Visita ao Campus

Ainda no dia 08 de agosto, o Campus Guajará-Mirim recebeu a visita institucional de autoridades políticas, que aproveitaram a vinda ao município para a inauguração do porto fluvial para conhecer as instalações da unidade. Na visita, o deputado estadual, Alan Queiroz, o vice-prefeito de São Miguel do Guaporé, Ronaldo da Mota Vaz, e o presidente da câmara municipal de São Miguel do Guaporé, Remy Cardoso Xavier conheceram a estrutura física, os cursos disponíveis e os servidores.Campus Guajará Visita 10

Para a Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, a visita foi importante, “pois tivemos a oportunidade de mostrar nossa estrutura física, cursos, projetos e planejamentos futuros. Evidenciar nossas expertises desperta o interesse nos visitantes a investir em projetos futuros visando ao benefício da população”.