IFRO integra Programa Células Empreendedoras da Setec

Publicado: Quarta, 23 de Mai de 2018, 13h07 | Última atualização em Quinta, 24 de Mai de 2018, 13h29 | Acessos: 2450

Maratona IFRO

Dos dias 16 a 20 de julho, o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) irá compor o Programa Células Empreendedoras, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O programa de empreendedorismo a ser desenvolvido durante um ano em seis institutos federais, ainda tem como instituições participantes da edição 2018 os representantes de Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Paraíba e Paraná, por meio dos institutos federais IFPE, IFG, IFRJ, IFPB e IFPR. Na região Norte, o IFRO é o único instituto participante. As inscrições vão até o dia 03 de junho de 2018.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis, o Células Empreendedoras “está constituído de algumas etapas. A primeira consiste em uma semana de eventos com os Educadores Empreendedores (para servidores) e com a Maratona Células Empreendedoras (para alunos e servidores) e palestras para o público interno e externo”. Nessa semana, no dia 16 de julho terá agenda para Educadores e de 17 a 20 de julho a Maratona.

Com metodologia voltada à criação e ao desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora em universidades, institutos, empresas e escolas, o programa traz um referência em educação empreendedora em centros universitários com diversos prêmios conquistados. Entre as premiações estão a Educação Transformadora 2015 (da Rede Global de Empreendedorismo) e Educação Empreendedora Brasil 2012 (da Endeavor).

No trabalho desenvolvido, grupos de jovens com perfis inovadores, que podem ser ou não orientados por professores, que através de mídias sociais e ecossistema de ações de fomento à criatividade, são encorajados a terem autonomia e espírito empreendedor em parceria com empresas, incubadoras e aceleradoras. Estas células podem se transformar em empresa ou startups.

Workshop

O workshop de oito horas mescla o uso de exposições de conteúdo, atividades criativas de grupo e exposição dos resultados por parte dos participantes. A atividade será dividida em dois blocos: Educadores Empreendedores na era do Conhecimento e Construindo Ecossistemas de Educação Empreendedora. O primeiro, das 8 às 12 horas, terá exposição de conteúdo sobre as práticas atuais da nova era do empreendedorismo e da economia criativa e sobre técnicas de inovação na educação, e exercício lúdico para debater sobre o papel do educador empreendedor.

No segundo bloco, das 14 às 18 horas, acontece uma exposição de conteúdo sobre ecossistemas de educação empreendedora, as práticas usadas no Células Empreendedoras, exercício lúdico sobre possíveis práticas e projetos a serem implantados na Instituição participante, e encerra com premiação da equipe destaque do workshop.

Maratona

A maratona possui quatro fases, uma para cada dia: Observatório, Ideação, Inovação e Expansão. Ao final, haverá premiações para as cinco melhores equipes de cada maratona serão premiadas com troféus, um programa de formação (living lab) para que suas empresas, que estão em formação, possam se transformar em negócios de alto impacto. Também será premiada com um tablet, com configuração atual do mercado, a equipe que for a primeira colocada na Maratona.

Durante o Observatório, há reflexões e práticas de autoconhecimento sobre “O que nos traz brilhos nos olhos” (observatório sobre nós mesmos) e discussão dos problemas locais da cidade (observatório da cidade). E na Ideação, busca-se despertar a criatividade para gerar boas ideias. Enquanto na fase Inovação, as boas ideias são transformadas em negócios. Palestras, cases de empreendedores, capacitação em lean startups, construir um MVP - Minimum Viable Product na prática (técnica de prototipagem através de um Produto Mínimo Viável), além de realizar validações de mercado/produto/modelo de negócio e como preparar um pitch para investidores.

Por fim, na última fase, a da Expansão, será visto como atrair recursos, parceiros e investidores. Pela manhã é apresentado o Ecossistema Local e Brasileiro de Empreendedorismo/Inovação e seus atores (universidades, incubadoras, aceleradoras, investidores, parques tecnológicos, etc.) com aulas e painéis de discussão, além de workshops sobre formas de atrair recursos, parceiros e investidores. Durante a tarde, a realização de desafio final de inovação (rodada de negócios) com banca formada por investidores e atores relevantes do ecossistema local e nacional.

Mais informações em www.celulasempreendedorasif.com.br