Ensino, Pesquisa e Extensão são pautas de evento no IFRO

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 18h44 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 19h48 | Acessos: 1710

Enpex IFRO 2

O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou durante esta semana (14 a 16 de março) a 5ª edição do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENPEX). A cerimônia de abertura e as reuniões setoriais aconteceram no Campus Porto Velho Zona Norte e contaram com a participação das equipes das pró-reitorias, diretores de ensino, chefes de departamento de pesquisa, inovação e pós-graduação e chefes dos departamentos de extensão dos campi.

Durante a cerimônia de abertura, a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Maria Fabiola Santos, que representou o Reitor Uberlando Tiburtino no evento, destacou a importância das atividades finalísticas: ensino, pesquisa e extensão. “Todos os anos temos um tema relevante para discutir entre estes três grupos essenciais para o instituto, e nesta edição o principal foco é a integração das três áreas, principalmente por ser um objetivo estratégico do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional que estamos dando início agora em 2018. É uma preocupação inclusive do professor Uberlando que essas ações se fortaleçam cada vez mais para que possamos alcançar os resultados finalísticos da instituição”, falou.

Segundo o Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza, o objetivo principal do evento foi a integração entre as ações de ensino, pesquisa e extensão do IFRO. “Sempre digo que o Instituto é uma instituição de ensino diferente porque não oferta apenas ensino, mas também o ensino integrado à pesquisa e à extensão. O diferencial da instituição é este, porque o objetivo para com o nosso aluno é formá-lo de maneira integral. É importante notar também, que nossos alunos logo que entram na instituição, já começam a fazer a iniciação à pesquisa e isso contribui para seu êxito no ensino”, comentou complementando que na dimensão do ensino “[...] a consolidação e a confirmação daquilo que se aprende nas ações de extensão e pesquisa contribuem para a elevação da aprendizagem”.

Na área da Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação uma reunião com os chefes de departamentos dos campi foi realizada com o objetivo de avaliar as atividades executadas em 2017. No encontro também foi feita uma apresentação sobre o Plano Anual do Trabalho de 2018 do setor. “Um ponto importante é que tivemos algumas alterações nos gestores dos campi, então será uma mescla de gestores que estão a mais tempo com os que assumiram há pouco tempo, caracterizando um momento de integração e troca de informações, de contato desses gestores com a pró-reitoria”, disse o Pró-Reitor da Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, acrescentando que também ocorreu um diálogo para definir “a forma de integração, de como a pesquisa pode se aliar com a inovação tecnológica, promover a extensão tecnológica, e se integrar com o ensino. A expectativa é positiva principalmente por conta dessa apresentação de novos gestores, essa integração das ações”.

Conforme a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, participaram das reuniões da área de extensão do IFRO os chefes de departamento de extensão, os coordenadores de cursos FIC, os coordenadores das CIEC (Coordenação de Integração Escola, Empresa e Comunidade) e também do Centro de Idiomas. “A Proex apresentou seu planejamento e discutiu o orçamento distribuído para as ações de extensão. Também realizamos uma oficina sobre o SUAP para registros de projetos de extensão e editais. Desde o ano passado estamos usando este sistema, e agora vamos replicar para os campi. Também repassamos informações sobre um sistema de registro de certificados de curso de extensão, como por exemplo, do Jovem Aprendiz, Projeto IFRO na Comunidade, Escola de Conselhos, Cursos FIC e Empoderamento da Mulher”, elencou as pautas discutidas.

A 5ª edição do ENPEX contou com a participação da Assessoria de Relações Internacionais (ARINT) do IFRO, em razão da criação dos centros de idiomas nos campi, que estão alocados nos departamentos de extensão. O programa é coordenado pela Arint, na Reitoria, em parceria com a Proex. “Uma gama de assuntos foi discutida, como por exemplo, as ofertas de cursos de inglês, espanhol e português como língua adicional estrangeira, para o futuro recebimento de alunos estrangeiros; um projeto básico para todos os centros de idiomas e outras ações que envolvem o ensino de línguas e a internacionalização”, pontou a Laura Borges Nogueira, Assessora de Relações Internacionais do IFRO.

A Professora Érica Cayres, Chefe do Departamento de Extensão do Campus Jaru, participou pela segunda vez do Enpex e disse que “no ano passado foi muito importante e produtivo para que pudéssemos trocar experiências com os outros campi. E a expectativa é que este ano também seja um momento rico para que possamos juntos, encontrar soluções de desafios, que os campi têm em comum”.

• Enpex_IFRO_1
  • Enpex_IFRO_10