Campus conclui nivelamento em Matemática básica aplicada à Química

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 13h04 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 10h30 | Acessos: 2868

Atividades realizadas com o Técnico em Química 3

Alunos do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, concluíram o projeto de nivelamento escolar em Matemática básica aplicada à Química. Iniciado no final de maio (29/05), o curso seguiu até o dia 14 de agosto com o intuito de melhorar a aprendizagem dos estudantes dos primeiros anos por meio da consolidação de conceitos matemáticos.

“A iniciativa surgiu por termos observado que os alunos tinham deficiência em operações fundamentais da matemática como fração, soma e multiplicação, isso logo após a aplicação da prova do 1º bimestre do ano letivo, então o projeto foi elaborado e aplicado. Para os alunos que participaram do projeto e se encaixavam na zona de famílias com baixa renda salarial, a instituição forneceu uma ajuda financeira para que pudessem passar o dia inteiro na escola visando a locomoção e a alimentação dos mesmos. Observamos que os alunos alcançaram um ótimo rendimento, pois nos testes e provas que vinham sendo aplicados os alunos tiveram um grande saldo de notas comparado ao bimestre anterior”, diz a Professora de Matemática, Ivana Bandeira.

O projeto, visando alunos com baixo rendimento na disciplina e demais que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos, foi delineado com a participação das servidoras Ana Cláudia Oliveira e Sara Passos Lima. Contou também com o apoio da Coordenação do Curso Técnico em Química e do DEPAE (Departamento de Assistência ao Educando).

A equipe trabalhou junto aos responsáveis pelos alunos envolvidos, realizando uma reunião para conscientização acerca da necessidade do acompanhamento familiar como motivador de sucesso no rendimento escolar. Os orientadores educacionais Ingrid Suelen Carvalho e Macário Feitosa apresentaram sugestões para promoção de um ambiente de estudos adequado para os estudantes em suas residências, além de hábitos saudáveis de estudo. Enquanto o assistente social do campus falou sobre a necessidade dos alunos participantes dos programas de assistência estudantil serem devidamente acompanhados e aprimorarem seu rendimento.

Nivelamento

Por ser vinculado ao Eixo Industrial do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o Curso Técnico em Química possui disciplinas que exigem a construção de conhecimentos sólidos da Matemática, produzidos pelas etapas do ensino fundamental, sendo necessário que os alunos ingressantes estejam habituados com todos os conceitos matemáticos necessários. A fim de que possíveis dificuldades impeçam o entendimento pleno dos conteúdos subsequentes, foram reforçados os assuntos de Matemática básica pertinentes ao curso.

Entre o conteúdo estudado estavam conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e reais, operações com números inteiros, racionais, frações e números mistos. E ainda potenciação, radiciação, notação científica, transformações de medidas, regra de três, porcentagem e equação de 1º e 2º grau. O objetivo foi o de promover a habilitação profissional técnica de nível médio e conclusão da última etapa da educação básica através da integração dos currículos do núcleo profissionalizante ao currículo da base comum.

Além de minimizar as deficiências apresentadas pelos estudantes nos conhecimentos básicos de Matemática, o nivelamento ajuda a usar operações e equações para resolver situações problemas surgidas no âmbito da Química e de compreender e aplicar os conceitos, procedimentos e estratégias da Matemática básica. O curso foi oferecido por meio da modalidade presencial, com abordagens direcionadas ao desenvolvimento dos conceitos da Matemática básica através de aulas teóricas, oficinas e sessões de exercícios a duas diferentes turmas (alunos com rendimento entre 0 e 65 e os com rendimento entre 66 e 80).

As aulas extras foram ministradas pela própria professora da turma e coordenadora do projeto, contando com a colaboração de monitores voluntários do próprio primeiro ano, e que tiveram bom desempenho no bimestre anterior. Eles recebem no final do projeto a certificação equivalente à carga horária das atividades desenvolvidas.  “Percebi ao ajudar a professora como monitor que os alunos realmente não sabiam operar com facilidade contas básicas. Parabenizo a iniciativa da coordenação em realizar algo diferente que pudesse ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades para ter um bom desempenho escolar, desenvolvendo também o trabalho em equipe dos alunos, pois muitas vezes os alunos não entendiam a forma como o professor explicava ou não se sentia confortável para tirar dúvidas, mas com outro aluno se sentia à vontade. A nossa instrutora buscou inovar com o conteúdo e assim obteve alto rendimento, pois conseguiu mostrar o que é a matemática de verdade e acho que essa iniciativa tem que ser tomada mais vezes”, avalia o aluno do Técnico em Química, Elias Vitor, que atuou como monitor do projeto.

• Atividades_realizadas_com_o_Técnico_em_Química_1
  • Atividades_realizadas_com_o_Técnico_em_Química_2