IFRO realiza atualização de professores de Biologia em Colorado

Publicado: Quarta, 15 de Março de 2017, 19h17 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h59 | Acessos: 3188

II Curso de Atualização de Ciências e Biologia para professores da rede pública de Colorado do Oeste 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou nos dias 13 e 14 de março o II Curso de Atualização de Ciências e Biologia para 11 professores da rede pública de ensino do município de Colorado do Oeste.

Visando a melhoria da educação básica em escolas públicas do Cone Sul de Rondônia, ao longo das 20 horas de carga-horária os participantes discutiram temas atuais da Biologia, necessários para uma boa prática docente, e atividades que podem ser desenvolvidas nas escolas.

Vânia Magalhães, da Escola Estadual Manuel Bandeira, professora há 17 anos, elogiou a qualidade do curso. “Os ministrantes deste curso têm uma ótima formação, cada um abordando a área específica que domina. Além disso, foi ótimo conhecer jogos e atividades práticas que podemos desenvolver na escola dentro da sala de aula, sem precisar de laboratórios”, afirma.

A professora também destacou o retorno mútuo desta parceria com o IFRO. “É uma parceria que deve ser mantida, pois gera benefícios recíprocos. Essa atualização melhora a formação dos professores, assim nossos alunos terão uma melhor qualidade de ensino e estarão mais preparados para estudarem no IFRO”, disse.

Segundo o coordenador do curso, professor Diego Soares Carvalho, o curso foi bem avaliado pelos participantes. “Os professores cursistas afirmaram que as atividades propostas podem ser realizadas nas escolas onde atuam com pequenas adaptações”, explica.

Ele considera que o curso também foi positivo para o IFRO. “Com o contato com os professores temos a oportunidade de trocar experiências e discutir temas atuais da Biologia assim como, conhecer melhor a realidade da educação básica para reavaliar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas”, comenta.

O coordenador comenta que este curso vem de encontro com a necessidade de formação continuada de professores da rede municipal e estadual de ensino, além de fazer parte das finalidades do IFRO ao atuar na qualificação e no apoio à oferta do ensino de ciências e Biologia nas instituições públicas de ensino.

O curso foi ministrado pelos professores: Akikazu Pereira Takeuchi, Diego Soares Carvalho, Francismeire Bonadeu da Silva, Quezia Cristina de Lima Santos, Renato Fernando Menegazzo, Sirlene Zanardi Neiva e Valeria Ferreira de Aguiar, docentes do IFRO Campus Colorado do Oeste, com a colaboração de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e bolsistas do PIBID. Este curso faz parte de projeto desenvolvido através da Pró-Reitoria de Extensão do IFRO e foi realizado em parceria com a SEMEC de Colorado do Oeste, Escolas Estaduais Manuel Bandeira e Paulo de Assis Ribeiro, e CEEJA Tancredo de Almeida Neves.

• II_Curso_de_Atualização_de_Ciências_e_Biologia_para__professores_da_rede_pública_de_Colorado_do_Oeste_1
  • II_Curso_de_Atualização_de_Ciências_e_Biologia_para__professores_da_rede_pública_de_Colorado_do_Oeste_2
  • II_Curso_de_Atualização_de_Ciências_e_Biologia_para__professores_da_rede_pública_de_Colorado_do_Oeste_3
  • II_Curso_de_Atualização_de_Ciências_e_Biologia_para__professores_da_rede_pública_de_Colorado_do_Oeste_4