IFRO busca ampliar acesso à educação superior com proposta de cursos EaD

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2024, 18h53 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 18h58 | Acessos: 967

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) submeteu ao Edital 25/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) a proposta de cursos de Educação a Distância (EaD), que tem por objetivo democratizar o acesso à educação superior.

O IFRO visa a contribuir para a formação de estudantes em diferentes áreas do conhecimento por meio da modalidade EaD. A proposta contempla cursos de graduação e pós-graduação, com foco em atender às demandas locais e regionais, além de promover a inclusão de pessoas em regiões remotas e com dificuldades de acesso à educação presencial.

De acordo com o Diretor de Educação a Distância do IFRO, professor Saulo Souza de Macedo, a instituição se empenhou em desenvolver propostas inovadoras e de qualidade, alinhadas às diretrizes da CAPES/UAB. "Trabalhamos para elaborar cursos que atendam às necessidades da nossa comunidade, utilizando metodologias que favoreçam a aprendizagem autônoma e contribuam para o desenvolvimento regional em Rondônia", afirmou.

As propostas do IFRO para o Edital 25/2023 abrangem diversas áreas do conhecimento, como Tecnologia da Informação, Administração/Gestão, Pedagogia, entre outras. Além disso, estão sendo planejadas estratégias para a formação continuada dos docentes e para a oferta de suporte aos estudantes, garantindo um ambiente virtual de aprendizagem eficaz e inclusivo.

A expectativa da instituição é captar aproximadamente 5 mil vagas a serem ofertadas entre os anos de 2024 e 2026 e contribuir significativamente para a expansão da oferta de cursos de EaD no estado de Rondônia e regiões circunvizinhas, proporcionando oportunidades de formação de qualidade para um número cada vez maior de pessoas.

Após a submissão da proposta, o IFRO aguardará o processo de seleção da CAPES/UAB, com previsão de divulgação dos resultados para o dia 3 de maio. Os interessados em obter mais informações sobre os cursos e o processo de seleção podem acessar o site oficial da seleção em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/editais-uab/edital-no-25-2023 ou entrar em contato com a Diretoria de Educação a Distância do IFRO.

Sobre a UAB no IFRO

A chegada da UAB no IFRO aconteceu em 2018, quando a instituição aderiu ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB/CAPES/MEC. Esta parceria proporciona a maximização da oferta de cursos superiores no Estado de Rondônia, com o foco central na formação de professores. Atualmente Rondônia possui 12 polos UAB em parceria com a Capes/MEC, sendo 06 polos efetivos (Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho) mantidos pelas prefeituras e 06 associados (Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, São Miguel do Guaporé e Vilhena) localizados em Campi do IFRO.

Está à frente da coordenação-geral a professora Ana Cláudia Dias Ribeiro e como coordenadora-adjunta a professora Márcia de Fátima Barbosa Corrêa. A Coordenação UAB está diretamente ligada à Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da Reitoria do IFRO, sob direção do professor Saulo Souza de Macedo.