Projeto Cidades Inteligentes tem publicação em revista especializada

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2024, 16h45 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 16h45 | Acessos: 122

artigo procint 1A mentoria como processo de promoção do empreendedorismo e inovação em Projetos de Cidades Inteligentes: uma experiência em Ariquemes, Rondônia. Abordando essa temática, os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Juliano Cristhian Silva (Coordenador do Eixo Empreendedorismo e Inovação), Sergio Francisco Loss Franzin (Supervisor do Projeto Cidades Inteligentes – Procint) e Vagner Schoaba (Coordenador do Procint) tiveram publicação na Revista Foco, periódico especializado em artigos científicos.

De acordo com os professores, o estudo corresponde a um relato de experiências de execução de programas de mentoria. “O objetivo desta abordagem é demonstrar como a mentoria pode contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo e inovação a partir da implantação do projeto Cidades Inteligentes em Ariquemes, pelo Instituto Federal de Rondônia”, explicaram.

Eles utilizaram a metodologia de intervenção interativa. Schoaba, Loss e Cristhian destacam que “as estratégias mais comuns envolveram oficinas, atendimento durante maratonas de empreendedorismo e inovação e prestação de serviços personalizados”.  O estudo aborda que, em Rondônia, o ecossistema de inovação ainda é pouco consistente, mas foi possível selecionar e preparar propostas capazes de receber subvenções econômicas. A implantação de um Centro de Empreendedorismo e Inovação em Ariquemes abre grandes possibilidades de fortalecimento da cultura do empreendedorismo e inovação, inclusive por meio de mentorias, em direção ao desenvolvimento local e regional sustentável.

Os docentes entendem que o empreendedorismo e a inovação são abordagens cada vez mais emergentes em qualquer cenário de formação profissional e de desenvolvimento de projetos de intervenção tecnológica e/ou socioeconômica, especialmente no contexto de cidades inteligentes, tendo-se a mentoria como um condutor de procedimentos.

O artigo também apresenta as nuances da execução do Projeto Cidades Inteligentes em Ariquemes e cita a importância da realização de eventos segmentados para a área do empreendedorismo e tecnologia, além de destacar a participação dos professores em eventos de startups, smart citie, bootcamp, meetups e oficinas, sempre buscando o que há de novidades para aplicar no Procint.

Qualis B2

Em 2023, os professores Sergio Loss e Vagner Schoaba, juntamente com o Senador Confúcio Moura, que destinou recurso via emenda parlamentar para a execução do Projeto Cidades Inteligentes, tiveram publicado na Revista Foco o artigo intitulado “A Implantação de Cidades Inteligentes em Rondônia: uma ação do Instituto Federal”. A revista científica possui Qualis Capes na classificação B2.

• artigo_procint_1
  • artigo_procint_2