Pé-de-meia no IFRO: saiba quando alunos receberão primeira parcela do incentivo financeiro-educacional

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 18h56 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 19h10 | Acessos: 1180

pé de meia

O Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  de Rondônia (IFRO) já realizou assinatura do Termo de Cooperação com o Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) e enviou os dados de todos os estudantes matriculados em cursos de nível médio do IFRO. Ao todo, foram cadastrados 4.990 estudantes. No relatório constam 798 alunos elegíveis na instituição para receber o incentivo financeiro-educacional.

Segundo a Diretora de Assuntos Estudantis do IFRO, Sônia Carla Gravena Cândido da Silva, nesse momento o Sistema Gestão Presente, que está sendo utilizado para gerir o programa, está em processamento dos dados. “A previsão para que as instituições de ensino consigam ter acesso aos relatórios dos processamentos dos dados enviados é para o dia 27/03/2024”, informa a gestora.

A planilha com as informações sobre elegibilidade dos estudantes, será compartilhada com as CAEDs, DEPAEs e CRAs para auxiliar os estudantes a interpretarem as etapas do processamento dos dados.  “As próximas etapas consistem no envio mensal da frequência dos estudantes, sendo portanto, fundamental o preenchimento sempre atualizado das frequências por parte dos docentes”, destaca Sônia.

App Jornada do Estudante e pagamentos

O estudante pode consultar sobre a situação de elegibilidade ao programa no aplicativo Jornada do Estudante, disponível no Google Play e App Store. No aplicativo é possível consultar, além da elegibilidade, o status do pagamento e acessar os canais de atendimento. O valor será creditado em conta no nome do estudante na Caixa Econômica Federal.

De acordo com  MEC, a primeira parcela do Pé-de-Meia começou a ser paga nesta terça-feira (26). O Incentivo-Matrícula, no valor de R$ 200, vai ser depositado de 26 de março a 3 de abril, na conta criada automaticamente pela Caixa Econômica Federal, em nome dos alunos beneficiados.

É necessário ter o aplicativo CAIXA Tem para movimentar a conta bancária, porém, somente estudantes maiores de 18 anos podem realizar a movimentação. Para os menores de idade, é preciso a autorização dos responsáveis, que pode ser dada por meio do aplicativo ou em uma agência do banco.

Conforme o calendário do programa, os alunos receberão o Incentivo-Matrícula de acordo com seus meses de nascimento. Veja as datas para o recebimento do incentivo:

Data de pagamento

Mês de nascimento do estudante

Janeiro e fevereiro

Março e abril

Maio e junho

1º de abril

Julho e agosto

Setembro e outubro

Novembro e dezembro

Sobre o Programa

Conforme o MEC, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Por meio do incentivo à permanência escolar, o programa quer democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. Saiba mais sobre os tipos de incentivos (matrícula, frequência, Enem e conclusão) em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pe-de-meia.