IFRO contará com novo campus em Buritis

Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 10h50 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 11h32 | Acessos: 1655

IMG 20240312 WA0014

No ano em que a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica completa seu 15º aniversário, o Governo Federal anuncia uma expansão significativa, com a criação de 100 novas unidades em todo o país. Entre os estados contemplados está Rondônia, que receberá uma nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), no município de Buritis, a 320 quilômetros da capital Porto Velho. O anúncio da nova unidade do IFRO foi realizado em evento do Ministério da Educação (MEC), na manhã desta terça-feira (12 de março) e que pode ser assistido AQUI.

Localizado na porção sul da região Norte de Rondônia, entre as bacias do Rio Candeias e Rio Jaci-Paraná, o município de Buritis conta com quase 30 mil habitantes (IBGE - 2022) e agora celebrará a chegada do campus do IFRO, trazendo consigo oportunidades educacionais e de desenvolvimento para a comunidade local e dos municípios próximos, como Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Alto Paraíso  e Nova Mamoré.

O Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, ressaltou a importância da expansão da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes no estado. "Um novo campus amplia o número de rondonienses que poderão ter acesso a cursos técnicos e profissionalizantes e, desta forma, confirmamos nosso compromisso para a consolidação do Instituto Federal de Rondônia", destacou o Reitor.

Processo de criação de novas unidades

O processo de escolha da localidade para sediar o novo campus é conduzido pelo Ministério da Educação, que possui total autonomia para decidir sobre a criação ou não da unidade. Em Rondônia, quatro localidades estavam sob análise para receber a nova unidade do IFRO, e Buritis foi a escolhida pelo MEC.

O processo de criação do campus em Buritis teve início em 2017 e foi pensado minuciosamente, levando em consideração as necessidades e potencialidades da região. “Com a confirmação da criação da unidade, o trabalho agora se concentra na implantação e estruturação do novo campus, visando a oferecer educação de qualidade e oportunidades de crescimento para a população de Buritis e região”, destacou o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRO, Mauro Henrique Miranda de Alcântara.

Mais informações sobre o anúncio das 100 novas unidades dos Institutos Federais em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/rondonia-recebera-novo-campus-de-instituto-federal e https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/03/governo-federal-anuncia-100-novos-campi-de-institutos-federais