Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Biodiversidade Vegetal é discutida por especialistas da Universidade da Colômbia em Colorado do Oeste

Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 12h39 | Última atualização em Quarta, 09 de Maio de 2018, 12h39 | Acessos: 325

Colorado do Oeste UNAL 3

Acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, prestigiaram palestra sobre biodiversidade vegetal realizada em parceria com a Universidade Nacional da Colômbia (UNAL). Diego Geraldo Caetano Nunes (UNAL/unidade Palmira) abordou o “Uso Sustentável da Biodiversidade Vegetal do Município de Cacoal”, em palestra realizada em 27 de abril, e Creuci Maria Caetano participou do debate com os acadêmicos dos cursos técnicos integrados e de graduação do campus.

Rondoniense nascido em Cacoal, Diego mostrou satisfação pelo interesse demonstrado pelos participantes e elogiou o campus. “Esta turma foi bem participativa, educada e interessada no tema, e foi muito bom poder conhecer o Campus Colorado do Oeste do IFRO, pois já ouvi falar muito bem da instituição e já tive contato com ótimos alunos do campus que realizaram intercâmbio na Colômbia”, contou o palestrante.

Para o professor Marcos Anequine de Macedo, que organizou a atividade, esta foi uma boa oportunidade de aprendizado para os acadêmicos. “Durante a palestra ministrada pela família Caetano, ficou visível o interesse e participação dos alunos do ensino médio e de graduação em relação ao tema desenvolvido, pois é relacionado aos conteúdos e atividades práticas das disciplinas de Produção Vegetal I e Olericultura”, comentou o professor.

Cooperação Internacional

Esta ação é resultante do acordo de cooperação entre o IFRO e a UNAL, em colaboração com o Grupo de Pesquisa TMAT (Tecnologia para o Manejo de Agroecossistema Tropical). Anteriormente, Creuci ministrou no Campus Colorado do Oeste um curso sobre implantação de Banco de Germoplasma Vegetal. A partir deste curso, o TMAT elaborou e está desenvolvendo até 2022 o Projeto de Extensão e Pesquisa “Banco de Germoplasma Vivo de Hortaliças Panc”.

Após esta nova vinda ao campus, na qual visitou os laboratórios de pesquisa, Creuci aceitou a proposta de realizar uma capacitação em Caracterização Citogenética. Ela também irá palestrar na “I Feira de Troca de Sementes Crioulas do Cone Sul”, evento que será realizado em 08 de junho de 2018 em parceria com o IFRO, através do TMAT, e o Movimento dos Pequenos Produtores (MPA).

Fim do conteúdo da página