Acadêmicos do IFRO realizam Encontro da Biologia com a 3ª Idade em Colorado

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 16h25 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 17h00 | Acessos: 2389

biologia 3 idade 1 nov 6

Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste realizaram nos meses de novembro e dezembro o Encontro da Biologia com a 3ª Idade, que teve como tema “Biologia Ativa na Melhor Idade”. Ao longo de dois encontros, os idosos participaram de atividades culturais e de ensino.

A idealizadora do evento, professora Lucimar de Freitas Novais, informa que as atividades foram realizadas pela turma BIO114 com o objetivo de aplicar os conteúdos desenvolvidos na disciplina de Metodologia de Ensino de EJA com o ensino de ciências para o público idoso. Lucimar explica que a abordagem dos conteúdos seguiu os preceitos da Alfabetização Científica e da Pedagogia Freiriana por valorizar os saberes de vida dos indivíduos e a construção de conhecimentos em conjunto.

No primeiro encontro, em 04 de novembro, foram realizadas atividades culturais, especialmente apresentações de danças com músicas tradicionais que marcaram época, explicando um pouco das histórias das canções e seus compositores. E o grupo da melhor idade também pôde dançar ao som dos clássicos. “Com aquela atividade, conseguimos criar um sentimento de proximidade que facilitou a coleta de informações diagnósticas sobre as histórias deles, em especial sobre a educação dos idosos. Com esses dados, os alunos tiveram a oportunidade de confirmar vários estudos que haviam sido realizados em sala que tratavam da exclusão escolar que muitas pessoas enfrentam. Com o diagnóstico, também se pôde obter informações sobre as curiosidades que eles tinham acerca das plantas e da alimentação, o que direcionou as atividades no segundo encontro”, relata a professora.

E o aprendizado foi o foco do segundo encontro, realizado em 16 de dezembro. Os acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas realizaram oficinas com temas interessantes e úteis para o cotidiano dos 46 idosos que estavam presentes e puderam participar de forma ativa, a partir de metodologias práticas, interativas e abordagens pedagógicas adequadas ao público.

Com isso a professora considera que “a aplicação didática em experiências reais e orientadas, fundamentadas teoricamente e vivenciadas pelos acadêmicos em formação são essenciais para contribuir com a qualidade de ensino que almejamos para a sociedade. E essa atividade contemplou essa perspectiva, pois todos os que participaram puderam aprender e de alguma forma contribuir para que o outro aprendesse”, considera a professora.

• biologia_3_idade_1_nov__1
  • biologia_3_idade_1_nov__2