Laboratório de Solos do Campus Colorado realiza capacitação técnica para Campus Cacoal

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2024, 19h43 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 19h47 | Acessos: 169

Campus Colorado do Oeste Capacitação Laboratório de Solos 3

Em parceria entre campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), servidora e acadêmicas do Campus Cacoal participaram de capacitação técnica no Laboratório de Solos do Campus Colorado do Oeste. A capacitação ocorreu de 08 a 12 de abril e envolveu rotinas de análises de solos.

Essa capacitação atendeu demanda do projeto “Mapeamento da Fertilidade do Solo para a Cafeicultura da Indicação Geográfica – Matas de Rondônia”, pesquisa do GeoRondônia. Nesta capacitação, foi explicado desde a recepção e preparo das amostras até os processos de determinação de diversos elementos químicos, tabulação de resultados, além do funcionamento e cuidados básicos dos equipamentos analíticos, preparo de soluções e limpeza de vidrarias.

O coordenador do Laboratório e ministrante da capacitação, o técnico Leandro Dias da Silva, conta que essa não é a primeira capacitação realizada por ele neste Laboratório. Anteriormente já capacitou equipe do IFMT, do IFRO Campus Cacoal e de outras instituições parceiras. Ele destaca ainda que o Laboratório de Solos do Campus Colorado participa do PAQLF (Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade) da Embrapa desde 2017.

Leandro comenta que sua experiência nesta área foi desenvolvida ao longo do tempo e hoje é gratificante compartilhar esse conhecimento. “Trabalho em Laboratório de Solos há mais de 10 anos. No começo tive muitas dificuldades no processo de padronização de rotina do nosso Laboratório de Solos. Acredito que o conhecimento tem que ser compartilhado e não guardado a sete chaves. Por esse motivo compartilho todo o conhecimento que tenho a quem dele precisa. Além disso, nessas capacitações tenho a impressão de que aprendo mais do que ensino”, contou o coordenador do Laboratório.

As participantes do treinamento foram: a servidora Gilvane Lima Sobrinha Gomes, que é Técnica em Laboratório de Biologia, e as acadêmicas de Zootecnia e, também, bolsistas do Projeto GeoRondônia, Andressa Marco Balbino, Sandra de Lima Balbino, e Michelly Bernardi Aker, todas do Campus Cacoal.

A técnica Gilvane narra que a ideia da parceria surgiu da necessidade de treinamento para as discentes participantes do projeto de pesquisa do GeoRondônia, que envolve o mapeamento da fertilidade do solo. “Considerando que o técnico Leandro, do Laboratório de Solos do Campus Colorado, tem um conhecimento consolidado sobre análise de solos e já realizou treinamentos similares, fizemos contato para confirmar a disponibilidade. Então, formalizamos a parceria junto à direção dos campi”, contou Gilvane.

Ela considera que o treinamento certamente irá contribuir no aperfeiçoamento dos processos de análise de solos. “O Laboratório de Solos do Campus de Colorado possui aprovação no PAQLF da Embrapa nos exercícios 2019/2020, 2020/2021, 2021/2022 e 2022/2023, a qual atesta que o laboratório realiza suas determinações com a devida qualidade. Isso proporciona, também, credibilidade aos laudos emitidos pelo laboratório. Dessa forma, estamos seguros de que os processos de qualidade empregados nas realizações das análises de solos poderão ser implementados em nosso Laboratório”, explicou. Considera, ainda, que a experiência foi muito positiva. “Sou muito grata pela oportunidade de adquirir novos conhecimentos e consolidar os já existentes. Agradeço ao Diretor do Campus Colorado pela recepção afetuosa e, em especial, ao Leandro, Técnico do Laboratório de Solos, pela disposição em compartilhar seus conhecimentos durante a semana do treinamento”, pontuou a técnica de Cacoal.

A acadêmica Michelly Bernardi Aker, que participou do treinamento e cursa o 6º período de Bacharelado em Zootecnia no Campus Cacoal, considera que essa oportunidade foi importante para ela e suas colegas, enquanto acadêmicas e futuras profissionais. “Esse contato nos proporcionou uma troca de experiências e conhecimentos que são positivos em nossa formação acadêmica. Ter conhecimento de todos os processos, além dos passos recomendados do início ao fim, nos permite um melhor entendimento sobre o que fazer. Assim, evita-se erros e consequentemente alcançamos melhores resultados conforme os processos que são solicitados”, avaliou Michelly.

A relevância deste treinamento foi reforçada pela também acadêmica do 6º período de Bacharelado em Zootecnia, Andressa Marco Balbino. “Esse treinamento foi importante para minha área de formação, tanto em conhecimento teórico quanto prático. Ele nos possibilitou habilidades e discernimento que podem ser utilizados em futuros projetos de pesquisa e até mesmo em um trabalho de conclusão de curso. Assim, essa visita e treinamento no Laboratório do Campus Colorado nos possibilitou maior aquisição de conhecimento e novas experiências. Com essa troca de informações podemos melhorar nossos métodos e, consequentemente, nossos resultados”, destacou Andressa.

• Campus_Colorado_do_Oeste_-_Capacitação_Laboratório_de_Solos_1
  • Campus_Colorado_do_Oeste_-_Capacitação_Laboratório_de_Solos_2