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Projeto identifica plantas nos espaços de vivência do Campus Colorado do Oeste

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2024, 11h05 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 12h20 | Acessos: 232

Campus Colorado 5

Professores e estudantes do Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realizaram um projeto para a identificação das plantas e a elaboração de um catálogo das espécies presentes nos espaços de vivência da unidade. Várias plantas já receberam placas de identificação para que a comunidade conheça mais sobre elas.

O Coordenador do projeto “Que planta é esta?”, Professor Fabio Silva, destaca que as ações do projeto colaboram desde a preservação da biodiversidade até o fortalecimento da pesquisa científica. “O levantamento das espécies vegetais nos espaços de vivência do campus contribui para o entendimento da biodiversidade local e a preservação do ecossistema da região. Ao criar um catálogo das plantas presentes na região, o projeto ajuda na identificação e na preservação de espécies que podem ser importantes para o ambiente local e para futuras pesquisas. E estudantes que participaram do projeto, desde a pesquisa bibliográfica até a elaboração do catálogo, tiveram uma experiência prática em pesquisa científica, fortalecendo suas habilidades e conhecimentos acadêmicos”, comentou o professor.

Fabio ainda destaca o compartilhamento dos resultados com a comunidade, incentivando a educação ambiental. “A confecção e fixação de placas de identificação das espécies vegetais, com informações acessíveis através de QR Codes, promove a conscientização e o interesse da comunidade acadêmica e local sobre a importância da botânica e da conservação do meio ambiente. Ao envolver os alunos em atividades práticas que têm impacto direto na comunidade local, o IFRO fortalece sua relação com a sociedade e reforça seu papel como instituição de ensino comprometida com o desenvolvimento sustentável da região”, ressaltou o coordenador.

Desenvolvimento do projeto

As atividades fazem parte do projeto de ensino intitulado “Que planta é esta? Identificando plantas dos espaços de vivência do Campus Colorado do Oeste”, desenvolvido através do Edital 02/2023/COL para Projetos de Ensino. Esse projeto foi coordenado pelos professores Fabio Araújo da Silva e Murilo Vargas da Silveira, com participação dos estudantes Carlos Scheffler, do Técnico em Agropecuária, e Maicon da Rocha, da Engenharia Agronômica.

O projeto foi conduzido desde junho de 2023 no campus, com atividades centralizadas Herbário de Colorado do Oeste (COOE). O Professor Fábio conta que a primeira etapa do projeto foi um levantamento bibliográfico sobre as espécies vegetais presentes nos espaços de vivência do Campus Colorado. “Então, foram realizadas coletas de amostras das plantas encontradas nos espaços de vivência do campus. As amostras foram identificadas e registradas por meio de fotografias, juntamente com informações sobre o local e a data da coleta. De cada planta amostrada, foram confeccionadas exsicatas e depositadas no Herbário COOE”, relatou.

O Coordenador explica esses termos. “Um herbário é um lugar onde são guardadas e catalogadas plantas secas. Essas plantas são transformadas em uma exsicata, que é uma amostra de planta seca e prensada, geralmente montada em cartolina, com o objetivo de servir como referência científica. A exsicata é acompanhada de informações detalhadas sobre a planta, como sua identificação, local de coleta, data e responsável da coleta e outras observações relevantes. As exsicatas são importantes para estudos botânicos, pois permitem que os pesquisadores tenham acesso a espécimes reais de plantas para análise e comparação”, detalhou.

Na sequência, foi elaborado um catálogo das plantas presentes nos espaços de vivência do Campus Colorado. O catálogo foi organizado por famílias botânicas e espécies, contendo informações gerais sobre cada planta. Para complementar o aprendizado sobre as espécies vegetais, foram confeccionadas placas de identificação das espécies encontradas nos espaços de vivência. “Cada placa apresenta o nome popular e científico de cada espécie, acompanhado de um QR Code que direciona para uma página informativa com diversos detalhes sobre essas plantas, incentivando assim o interesse da comunidade acadêmica pelo estudo da botânica”, explicou o Professor Fabio.

Resultados

Os resultados do projeto foram positivos, como relatou o Coordenador. Ele destacou que o levantamento das espécies vegetais e a criação de um catálogo acessível despertou o interesse da comunidade do IFRO, além de proporcionar uma boa experiência formativa aos envolvidos.

“Envolver continuamente estudantes em projetos de ensino e pesquisa lhes proporciona oportunidades de aprendizado prático e desenvolvimento de habilidades de pesquisa e trabalho em equipe. Além disso, a promoção de uma cultura de preservação ambiental e responsabilidade social dentro do campus e na comunidade circundante pode ser relevante para garantir a sustentabilidade e o impacto duradouro do projeto. O apoio institucional e o engajamento da comunidade acadêmica e local também são fundamentais para o sucesso contínuo das iniciativas relacionadas ao estudo da flora local”, destacou o Coordenador Fabio.

As ações do projeto contribuem ainda para o acervo do Herbário de Colorado do Oeste (COOE). Esse herbário é cadastrado no Catálogo da Rede Brasileira de Herbários, tendo reconhecimento nacional. Atualmente, ele é coordenado pelo Professor Dr. Fábio Araújo da Silva, formado em Ciências Biológicas pelo IFRO Campus Colorado do Oeste, com mestrado e doutorado em Botânica no Museu Paraense Emílio Goeldi em Belém/PA.

Por fim, Fabio comenta sobre as expectativas para possibilidades de novas ações: “Para avançar, seria estratégico manter o catálogo atualizado, ampliar as atividades de educação ambiental, realizar pesquisas adicionais sobre a flora local, integrar o projeto com outras disciplinas e buscar parcerias externas. E uma proposta empolgante seria expandir o projeto para incluir os fragmentos de mata que compõem o Campus Colorado do Oeste”, concluiu.

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