IFRO integra projeto da Seduc na região de Cerejeiras em aulões para exames nacionais

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 16h12 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 17h06 | Acessos: 1541

Campus Colorado aulões Enem 1

Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram em projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc/RO) no município de Cerejeiras. Intitulado Projeto Aulão “SAEB e ENEM/2023 – Preparando o Aluno do Ensino Médio”, teve a coordenação das professoras Katia Souza e Edna Maria Coutinho Januário, envolvendo os municípios de Cabixi, Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste. Representando o IFRO, participaram os docentes Diego Soares Carvalho, Marcio Adolfo de Almeida e Maurício Silva Lacerda das disciplinas de Biologia, Física e Matemática, respectivamente.

Foram cerca de 270 estudantes dos 3º anos do ensino médio das escolas estaduais de Cerejeiras (Tancredo de Almeida Neves); Corumbiara (Marechal Rondon, Inácio de Castro, Colina Verde e Oswaldo Pianna); Cabixi (José de Anchieta); e Pimenteiras do Oeste (Inácio de Castro). Junto com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Cerejeiras, as aulas preparatórias visaram às avaliações ligadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (SAERO) e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Em Cabixi (EEEFM José de Anchieta e EEEFM Planalto), Cerejeiras (EEEM Tancredo de Almeida Neves) e Corumbiara (EEEFM Doutor Oswaldo Pianna, EEEFM Colina Verde e EEEFM Marechal Rondon) os professores do IFRO ministraram as aulas preparatórias para o Enem em formato presencial e nos demais municípios foram disponibilizadas as gravações. Os Aulões de Biologia e Física ocorreram no dia 20/10/2023 e de Matemática 18/09; 09/10 e 16/10, buscando desenvolver as competências e habilidades contempladas na matriz de referência da prova nacional.

Para os docentes do IFRO foi muito gratificante poder contribuir com o projeto tão importante para educação de Rondônia e auxiliar os estudantes, oportunizando aprendizagem de excelência por meio dos aulões ministrados, permitindo a eles construir o próprio conhecimento para poder alcançar sonhos e objetivos. O Professor Diego destaca que desde o seu ingresso no IFRO, em 2016, realiza parcerias com a Secretaria de Estado e Educação/Seduc/Cerejeiras através de cursos de formação para professores de Ciências e Biologia e “aulões” preparatórios para o ENEM.

No IFRO desde 2012, o Professor de Física, Marcio Adolfo, acrescenta que os aulões possibilitam aos estudantes visualizar muitas questões do Enem, a fim de que compreendam a forma como essas questões são elaboradas e como também são relacionadas às competências e habilidades das matrizes curriculares das diversas disciplinas exigidas.

Também estão entre os objetivos do projeto da Seduc auxiliar o aluno na ampliação do processo de construção de seu conhecimento e no preparo para os desafios do mundo atual; subsidiar os estudantes do ensino médio com objetos do conhecimento que venham adicionar temas relevantes em seu currículo escolar e auxiliá-lo na realização do SAEB e do ENEM; estimular a participação dos alunos no dia das avaliações externas; e desmistificar as avaliações externas como algo difícil e sem importância.

• Campus_Colorado_-_aulões_Enem_1
  • Campus_Colorado_-_aulões_Enem_10