Ciclo Integrado de Seminário tem participação de professores e alunos em Colorado

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 18h38 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 18h38 | Acessos: 6010

Seminários Colorado 5Docentes e discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram no 1° e 2° semestre/2023 do “Ciclo Integrado de Seminário”, vinculado à disciplina de Produção Vegetal II, e articulado com as disciplinas de Produção Animal II e Processamento de Alimentos.

O Ciclo Integrado de Seminário tem por objetivo estabelecer o diálogo entre as disciplinas, configurando-se como uma metodologia de trabalho socializado e prática pedagógica democrática que permite a troca intelectual equitativa entre os envolvidos, além de possibilitar o aprofundamento da compreensão e a interdisciplinaridade. As datas de realização foram: 31 de maio, 14 e 21 de junho (1º semestre) e 08, 09 e 10 de novembro (2º semestre).

Participaram 140 alunos dos 2°anos do Curso Técnico em Agropecuária, sob a orientação dos docentes: Érica de Oliveira Araújo (responsável pela disciplina de Produção Vegetal II), Raphael dos Santos Gomes e Ana Catharina dos Santos Batista (disciplina de Produção Animal II) e Nélio Ranieli Ferreira de Paula (disciplina de Processamento de Alimentos). Na ocasião, além da apresentação e coerência argumentativa sobre os temas propostos, os alunos foram avaliados quanto à capacidade de organização e planejamento, atendimento a norma padrão da língua portuguesa, a clareza na dicção e no uso da linguagem técnica, a fidelidade ao tema, a postura e a capacidade de elaboração de podcast e vídeo.

Segundo a Professora Érica de Oliveira Araújo, o uso do seminário como metodologia ativa é de relevância para o processo de ensino-aprendizagem amplo e significativo, pois mostra que além da necessidade de compreender um conteúdo específico, conduz o aluno a desenvolver sua oralidade na realização de apresentações públicas, capacidade argumentativa, liderança, postura, coordenação motora, preparando-o para o mercado de trabalho que, por sua vez, tem sido mais exigente no que diz respeito aos pré-requisitos para contratação de profissionais.

Nessa perspectiva, o Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do IFRO Campus Colorado do Oeste, Warley José Campos Rocha, ressalta o compromisso institucional em preparar o aluno para ser um bom profissional com intuito de atender às exigências, tanto do mercado de trabalho como para a sociedade em geral, utilizando-se, para tanto, de metodologias e ferramentas, que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem produtiva e que promove a integração dos conteúdos das diferentes disciplinas garantindo a construção mais ampla do conhecimento, apoiando-se no uso dos recursos tecnológicos para o fortalecimento da educação profissional de nível médio.

• Seminários-Colorado_1
  • Seminários-Colorado_2