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Semana de Inclusão tem sua segunda edição no Campus Colorado do Oeste

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 21h03 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 21h06 | Acessos: 18722

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A 2ª Semana de Inclusão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, foi realizada de 21 a 23 de agosto, com tema “Protagonismo das pessoas com necessidades específicas”. A ação contou com várias instituições e palestrantes convidados, contribuindo nas discussões sobre a inclusão para alcance e êxito na efetivação dos processos formativos. Incluindo atividades para todos os cursos, a programação foi voltada aos períodos diurno e noturno.

Momento importante para os processos formativos, o evento proporcionou aprendizagens, trocas de experiência e de sensibilidade para enfatizar a universalização de políticas sociais e o respeito às diferenças. Segundo Renata Souza Santos, Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne/IFRO/Colorado) e Presidente da comissão organizadora, “a segunda semana de inclusão concretiza o dever de promover a informação, a conscientização e o compromisso com a educação especializada a favor das necessidades específicas”.

“Destaco pontos altos na semana de inclusão como: a participação efetiva de alunos na organização, nas apresentações e nas participações nas atividades programadas ratificando a temática do evento. A representatividade das esferas municipal, estadual e federal em prol da inclusão. E a diversidade de atividades com foco em várias temáticas que fortalecem o crescimento educacional, social, formativo e educacional de todos os participantes”, acrescenta Renata.

A semana de inclusão para o Professor de Libras e membro da comissão organizadora, Jefferson Aristiano Vargas, “foi um momento muito importante para todos os públicos, promover a inclusão levando o protagonismo das pessoas PCDs é realmente fazer uma inclusão significativa, é sair do discurso e ir pra prática. Acredito que estamos no caminho certo a fim de efetivar uma inclusão através de diálogos e práticas”. Durante os 3 dias de atividades foi ainda realizada exposição no saguão do Mural: Famosos com Deficiências, elaborado com apoio do Coletivo Protagon Força e Mediadores do Napne Colorado do Oeste.

Considerando ter participado da 2ª Semana de Inclusão como muito enriquecedor, a Professora e Supervisora da Escola Municipal 16 de Junho, Maria José de Brito, comentou que “a palestra inclusão e estratégias pedagógicas me fez olhar o fazer em sala com novas possibilidades, percebi aqui a necessidade de todo o profissional da educação estar nesse diálogo, porque nos abre um horizonte no fazer pedagógico do ponto de vista do outro, não sobre a ótica apenas do educador, mas de toda vivência e história do aluno. Uma fala que me encantou também foi a construção do plano educacional individualizado, ‘nada de nós, sem nós’. Precisamos avançar muito para quebrar paradigmas e barreiras humanas profissionais e familiares que são o que impedem de fato a inclusão acontecer. Percebi a necessidade de todos os profissionais da educação estarem nesse evento”.

Romário Bonifácio de Lima, que cursa o Bacharelado em Zootecnia e teve sua fala traduzida pela Intérprete Edineia Bueno, diz ter gostado das palestras, slides, painéis. E também da apresentação da menina do violão e do café. Enfatizou ainda sobre as histórias contadas pelo Professor Marcos, de Libras, e que é um professor muito bom. Sendo que o convite para ir assistir foi feito pela intérprete Grassi, que o chamou: “bora palestra!”.

O também aluno do IFRO Colorado, Mateus Prudente Horbach, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, ressalta que “a Semana da Inclusão tem como objetivo principal a inclusão das pessoas com necessidades específicas, sendo um ponto fundamental para a construção de uma sociedade respeitosa e inclusiva. O Napne age de modo eficaz no apoio pedagógico, nos recursos de acessibilidade e na promoção da conscientização da inclusão, como este evento. Sou profundamente grato por fazer parte desta equipe e representar todos os estudantes do Napne do campus”.

A Psicopedagoga do IFRO Campus Colorado, Liete Amaral Ribeiro, fala sobre a importância da realização da Semana: “além das oficinas e das palestras, a participação das escolas com alunos do AEE foi importante. Os alunos podem ver nossos alunos que estão na graduação e no ensino médio, e os pais desses alunos tem motivação para matricular esses alunos no IFRO, que tem professores e equipe do Napne que estão preparados para receber esses novos alunos”.

Tradutora Intérprete de Libras, Josimari dos Santos da Conceição atua como colaboradora do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado da Universidade Federal de Rondônia (NAEE/UNIR/Campus Vilhena) e destaca que o evento “foi um tempo de muito aprendizado, e de muita troca de experiência. Tive a oportunidade de vivenciar momentos de conversa e troca de experiências com docentes, Tradutores e Intérpretes de Libras, Psicopedagoga, coordenadores do Napne e principalmente com discentes com necessidades específicas, os quais relataram suas impressões sobre o evento, bem como suas angústias e lutas na busca em ocupar um lugar na sociedade por meio da oportunidade de uma formação de qualidade que respeite suas limitações, suas diferenças e suas necessidades específicas. Ressalto ainda que os temas abordados nas palestras bem como nas oficinas, foram de extrema importância e relevância, o que muito contribuiu para renovar minhas forças e motivação para continuar lutando pela inclusão de fato das pessoas com necessidades específicas, ajudando assim a garantir e a promover uma educação que seja igualitária, de qualidade e inclusiva, de forma a possibilitar efetivamente, uma educação para todos”.

Programação

Foram 3 dias de atividades na 2ª Semana de Inclusão – “Protagonismo das pessoas com necessidades específicas”. Na tarde do dia 21, a palestra de Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes, do Instituto dos Cegos do Mato Grosso (ICEMAT) discutiu o tema “Acessibilidade Educacional: Audiodescrição – AD”. E a fala de Claudemir da Silva Paula foi sobre “Capacitismo”.

No período noturno, Letícia Poggere, que possui cegueira congênita, é autista e super ligada à música, foi uma das apresentações da atividade cultural.  “Para nós da AMA é uma satisfação imensa poder participar deste evento e saber que o Instituto está tendo uma visão especial voltada para os alunos com deficiência, ficamos imensamente felizes em poder contribuir, pois este evento está proporcionando, tanto aos alunos do IFRO e professores quanto à comunidade externa, que também pode participar, muito aprendizado com a inclusão. Tiveram pessoas maravilhosas palestrando e apresentações lindas. E também oficinas, o que é muito importante, no conhecimento e desenvolvimento. Em nome da AMA agradeço por estar presente, falando um pouco mais sobre o autismo. E pelo espaço à minha filha (deficiente visual e autista), que pôde cantar e tocar, pois como foi dito na palestra, ‘nada de falar de nós, sem nós’. Minha gratidão em nome da AMA Conesul, afirmou Rudineia Poggere, Presidente da Associação de Pais e Amigos de Autista, servidora da Escola Marcos Donadon e mãe atípica.

Na sequência, Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret palestrou sobre “Inclusão e suas Terminologias”. E depois foi a vez do painel sobre os Napnes e AEEs, dialogando sobre atendimento educacional especializado nas esferas municipal, filantrópica, estadual e federal. O debate foi mediado pelo Professor Jefferson Vargas, com participação de Andreia de Melo Antônio, Cláudia Aguiar, Marcela Regina Stein dos Santos, Renata Souza Santos e Sueli do Nascimento.

Dia 22, segundo dia de evento, começou com exposição no saguão da Mostra de Resumos Expandidos com o tema: “Saúde mental, física e alimentar”. Durante a terça-feira ocorreu ainda ação de Atenção Básica à Saúde que foi realizada na Enfermaria do campus, com a realização de exames, vacinas e outras atividades através de parceria com a Prefeitura de Colorado do Oeste. A apresentação cultural da manhã foi com Ariana Sarmento Vargas. E depois Marcela Regina Stein dos Santos apresentou a palestra “Plano Educacional Individualizado – PEI”; e Marcos Grutzmacher teve como tema “Educação dos Alunos Surdos”.

À tarde, Brune Raphaell Magalhães da Cunha e Márcia Priscilla Alves de Arruda falaram sobre “Deficiência Intelectual e Transtornos Mentais”. Tiveram ainda as apresentações orais dos trabalhos submetidos e aprovados no evento. A programação foi aberta a participantes que possuíam resultados parciais ou finais de pesquisa na área da Educação Especial na perspectiva inclusiva e que submeterem trabalhos no formato de resumo expandido, os quais foram avaliados pelo comitê científico e, após a aprovação, apresentados oralmente ou no formato de pôster.

Em atividade realizada no saguão, a “Experiência: Imersão nas necessidades específicas” foi conduzida por Quezia Cristina de Lima Santos. “As palestras e oficinas ofertadas enriqueceram o evento e trouxeram como evidência o protagonismo da pessoa com deficiência e discussões importantes para a comunidade escolar. Como docente, desenvolver a atividade a qual permitiu que os participantes vivenciassem por um instante algumas deficiências como: visual, auditiva e motora. Isso nos mostrou como, por exemplo, o ato de se comunicar pode ser dificultado quando não sabemos Libras. Ver a participação e o envolvimento dos discentes no evento foi muito legal, visto que cada vez mais teremos pessoas com deficiência no nosso espaço escolar”, avaliou Quezia. Ainda no período da tarde, Beatriz França falou sobre “Colar de Identificação – Agora é Lei”.

 A noite do evento iniciou com atividade cultural por meio de uma apresentação musical de Marcos Grutzmacher. Já a palestra “Autismo não tem cara!” foi com Michele Nascimento Melo Magalhães. Houve ainda um momento de relato de experiências, com Kayenne Karoline Alves e Luys Guilherme Escobar Pinheiro. Ambos os estudantes moram em Cuiabá (MT), são deficientes visuais e falaram das suas vivências e suas atividades rotineiras e autônomas. A participação deles foi virtualmente pelo Google Meet.

Para finalizar o evento, na tarde de quarta-feira (23) ocorreram as oficinas temáticas.

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