Pesquisa estuda residência estudantil no Campus Colorado do Oeste

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 17h06 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 17h18 | Acessos: 94681

Capa livroA residência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, faz parte dos estudos de doutorado da Professora Rosane Salete Sasset, cuja tese intitula-se “Aprender a viver com o outro: a residência estudantil e as redes de sociabilidade no IFRO Campus Colorado do Oeste/RO (1995-2020)”. A formação foi concluída em 2022, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo (RS), com apoio financeiro do IFRO e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Na pesquisa, a docente observou os processos de tecitura das redes de sociabilidade estabelecidas entre os alunos residentes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e o modo como essas redes constituíram uma cultura escolar, com características agrícolas, na unidade do IFRO em Colorado. A unidade nasceu em 1993, quando foi implantada a Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO). No início visava à formação de Técnicos em Agropecuária para levar conhecimento técnico aos produtores rurais que migraram para a região durante o Ciclo da Agricultura e em suas propriedades praticavam a agricultura familiar.

Segundo o estudo, a escola adotava o Sistema de Escola-Fazenda ancorado na tríade Educação x Trabalho x Produção e, nesse sistema, a residência estudantil foi fundamental para a formação dos estudantes e a manutenção da escola. A partir de 2008, com a incorporação da EAFCO ao IFRO, o foco foi para o Ensino, Pesquisa e Extensão, porém o regime de residência estudantil continuou a existir. A docente estudou as redes de sociabilidade, que ultrapassaram os limites da escola e cooperaram para a constituição de uma cultura escolar com características rurais/agrícolas.

Os estudos realizados durante o doutorado em sua própria unidade de trabalho e de sua vivência como docente na instituição possibilitaram que os conhecimentos adquiridos pudessem ser compartilhados com a comunidade. Duas produções em e-book abordam temáticas emergentes da educação e relacionam-se com o estudo desenvolvido pela docente. Em um deles é uma das organizadoras e escreve um capítulo no qual aborda a residência estudantil do Campus Colorado. No outro, em parceria com duas pesquisadoras, escreve sobre a Análise documental e a História Oral como pressupostos metodológicos de pesquisas em História da Educação “Os dois livros são de distribuição gratuita e estão disponíveis para download no site da editora”, explica a docente.

Para acessar o livro “Educação em perspectiva: Formação Docente, Políticas Educacionais e História da Educação em Contexto Emergente” acesse este link e para o livro “Perspectivas teóricas e metodológicas para as pesquisas em Educação” acesse este link.