Acadêmicos do Campus Colorado do Oeste são premiados em evento da FARON

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 17h04 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 17h04 | Acessos: 80910

CursoVeterinária Colorado 4Acadêmicos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram da V Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Faron (Faculdade Marechal Rondon), no município de Vilhena (RO), realizada entre os dias 2 e 5 de maio de 2023. E uma equipe foi premiada no evento.

Os estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia prestigiaram o evento, que contou com palestras de temas relevantes de diversos segmentos, como Reprodução Animal, Nutrição Animal, Quiropraxia, Cardiologia, Medicina Veterinária Alternativa, Oncologia e Oftalmologia.

Além disso, acadêmicos da primeira turma de Medicina Veterinária tiveram a oportunidade de submeter um trabalho para a mostra científica do evento. O relato de caso intitulado “Tratamento alternativo com açúcar cristal em ferida ocasionada por miíase em cão” foi o primeiro realizado pelos estudantes do curso e foi escolhido como o terceiro melhor trabalho do evento, recebendo premiação. A equipe que desenvolveu o trabalho foi composta pelos estudantes Fabrício Andrade Gomes, Juliana Lunas Linhares, Verônica Santos Oliveira e Vitória Santos Oliveira, sob orientação dos Professores Ana Cláudia da Costa Guiraud e Flávio Henrique Bravin Caldeira.

A acadêmica Verônica Oliveira, autora do trabalho, relatou como foi participar do evento e o que motivou o grupo. “Essa experiência de submeter e apresentar um trabalho científico foi muito importante, levando em consideração que foi o primeiro relato de caso dos alunos da primeira turma de Medicina Veterinária do Campus Colorado. Tudo era muito novo, mas nossa coordenadora Ana Cláudia nos orientou e incentivou muito. O grupo ficou motivado por conta do último evento que participamos em Cuiabá, o ENDIVET 2022, onde ficou muito claro a relevância de relatar a casuística, ou seja, o registro pormenorizado de casos clínicos das doenças da região ou do estado de Rondônia. Então, optamos por levar o caso do cão recém resgatado, pois embora o tratamento de feridas seja corriqueiro, há poucas informações sobre esses casos no estado.

A Coordenadora do Medicina Veterinária do Campus Colorado, Ana Cláudia Guiraud, destacou a importância da participação dos estudantes nestes eventos e expressou sua alegria com a premiação. “Essas ações são muito exitosas e contribuem para o fomento da produção científica na área de Medicina Veterinária, despertando nossos acadêmicos para a pesquisa. Sempre incentivamos a participação dos estudantes em eventos dessa natureza por entendermos que isso contribui para permanência dos mesmos em nossa instituição. Agradeço à Direção-Geral, Direção de ENSINO, DEPEX e DPLAD por oportunizar a participação dos nossos estudantes em eventos. No mais, me sinto extremamente lisonjeada com a premiação”, enfatizou a docente.

A Diretora de Ensino do campus, Gisely Storch do Nascimento Santos, parabenizou os acadêmicos e reforçou a importância da iniciação científica. “O fomento à participação dos estudantes em eventos científicos é uma das políticas da Diretoria de Ensino que visa à iniciação científica dos nossos estudantes. Entendemos que a participação dos estudantes em eventos desta natureza se configura como o resultado da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, do trabalho colaborativo e integrado dos nossos docentes. Parabenizo os docentes envolvidos no Projeto e à Coordenadora do Curso, professora Ana Cláudia da Costa Guiraud, pelo trabalho de excelência à frente do Curso de Medicina Veterinária, atuação fundamental para que as políticas para o ensino se consolidem”, comentou a Diretora.

• CursoVeterinária-Colorado_3
  • CursoVeterinária-Colorado_4