Professora do Campus Colorado ganha destaque no II Simpósio Internacional da ABBRI

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 18h42 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 19h57 | Acessos: 53910

Biblioteca ColoradoPesquisa desenvolvida por professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, foi premiada como trabalho destaque e Menção Honrosa no II Simpósio Internacional da ABBRI (Associação Brasileira de Brinquedotecas) no dia 15 de abril de 2023. Érica Jaqueline Pizapio Teixeira é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), que é realizado na parceria do IFRO com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

O trabalho é intitulado “Uma brinquedoteca para uma escola do campo em Rondônia”, e é um dos frutos de seus estudos no doutorado. Nele a professora pedagoga representa um recorte na sua pesquisa-ação, o qual demonstra a implantação de uma brinquedoteca na Escola Municipal Professora Clair da Silva Weyh. A instituição é situada na área rural de Colorado do Oeste.

Em um levantamento realizado por Érica nos sete municípios da região do Cone Sul do estado de Rondônia, em todas as escolas que atendem a educação infantil no campo, Érica Pizapio identificou a necessidade de políticas públicas destinadas para melhorar os espaços lúdicos. Bem como, a necessidade de materiais lúdicos para atender a educação infantil do campo.

Para a docente, esse trabalho é a soma de esforços conjuntos entre a comunidade escolar e a prefeitura municipal. Na oportunidade, a professora pesquisadora agradeceu a sua orientadora, a Prof.ª Dr.ª Juracy Machado Pacífico pelo apoio e incentivo em sua pesquisa, e também ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNIR em parceria com o Instituto Federal de Rondônia que fomenta estudos no âmbito de pós-graduação aos servidores da esfera federal.

No projeto foram doados brinquedos adquiridos através de projeto submetido pela docente do IFRO ao Fórum Municipal de Colorado do Oeste, sendo o valor destinado para a compra de brinquedos para atender a educação infantil da escola parceira. Também foi desenvolvida ação de reforma da escola, o que demonstra a adesão para a implantação da brinquedoteca solicitada pela professora pesquisadora e pelos membros da escola.