IFRO Colorado abre inscrição para 204 vagas na residência estudantil para estudantes de Agropecuária

Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 13h05 | Última atualização em Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 13h07 | Acessos: 123590

RESIDÊNCIA ESTUDANTILEstá aberto período de inscrição para residência estudantil para os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, no ano letivo de 2023. O IFRO Colorado poderá ofertar até 204 vagas para o Programa de Auxílio Moradia (Promore) na Modalidade Residência Estudantil, sendo 120 vagas para estudantes do sexo feminino e 84 vagas para estudantes do sexo masculino. As vagas são exclusivas para estudantes regularmente matriculados no 1º, 2º e 3º ano do Técnico em Agropecuária da própria unidade.

Aos que estão se matriculando para o 1º ano neste ano as inscrições vão até 20 de janeiro de 2023. Para os alunos do ano letivo 2022, o cronograma de inscrição ocorreu na primeira quinzena de dezembro. Já os estudantes que forem convocados a partir da 2º chamada e/ou aqueles que já são alunos do campus e não se inscreveram anteriormente, poderão se inscrever no segundo cronograma do edital, que inicia dia 6/2 e segue até 28 de fevereiro de 2023. O tutorial de inscrição para os auxílios estudantis está disponível no link https://wiki.ifro.edu.br/wiki/modulo/4/informacao/451

Residência Estudantil

A vigência do edital vale para o ano letivo de 2023 em Colorado do Oeste. O Programa de Residência Estudantil é destinado a estudantes com idade inferior a 18 anos e que estejam regularmente matriculados no 1º, 2º ou 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Campus Colorado do Oeste no ano letivo de 2023, oriundos de regiões que não pertençam à zona urbana da cidade de Colorado do Oeste, e que atendam aos critérios definidos no edital.

Outros critérios para ser selecionado, no caso dos estudantes que já participaram do Programa de Residência Estudantil, conforme prevê o Regulamento da Residência Estudantil do Campus Colorado do Oeste, são: não pode ter sido desligado da Residência Estudantil em anos anteriores; não ter ficado retido no ano letivo 2022; e não ter sido penalizado com falta grave conforme prevê o Regulamento Disciplinar Discente (RDD), independente de ter ou não participado do Programa de Residência Estudantil.

Para participar do processo de seleção para a Residência Estudantil, o estudante ou seu responsável legal deverá realizar a inscrição através do SUAP, de acordo com as orientações contidas neste tutorial de inscrições aqui. A classificação será conforme vulnerabilidade socioeconômica, que observa itens como renda per capita, situação familiar, bens patrimoniais e ter estudado em escola pública.  A classificação se dará por ordem decrescente dentro do quantitativo de vagas, podendo ser convocado o candidato seguinte dentro da ordem de classificação do Cadastro Reserva, quando houver disponibilidade de vagas.

Etapas do edital

A primeira etapa de inscrições exclusivamente para estudantes ingressantes na primeira chamada do Processo Seletivo do IFRO 2023/1, e que cursarão o primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária no Campus Colorado, começou nessa terça-feira (3) e vai até o dia 20/1/2023. Por ser ambiente on-line, podem ser feitas inscrições inclusive aos finais de semana e feriados compreendidos nesse período. O acesso é via Sistema SUAP: https://suap.ifro.edu.br/accounts/login/

Na etapa seguinte, vigente até dia 21/1, é o período para análise dos documentos de inscrição pela Comissão de Elaboração, Análise e Concessão de Auxílios (CEAC/Campus Colorado).  A 3º etapa compreende o período para correção pelos estudantes da documentação enviada, conforme orientação da CEAC, até dia 22 de janeiro. Por fim, na 4º etapa, é de análise dos documentos, até 23/1/2023.

O resultado preliminar será divulgado no dia 25/1/2023 (após às 18h), com a relação de alunos previamente selecionados, cadastro de reserva e indeferidos. Para este resultado, o período de recurso com a apresentação das devidas justificativas, de acordo com o motivo do indeferimento da inscrição, será de 26 a 28/1/2023. O resultado final sai no dia 30/1 (após às 18h).

No dia 1º de fevereiro, ocorre a Reunião Virtual com estudantes e responsáveis para orientações sobre o ingresso na Residência Estudantil. A live será transmitida pelo Youtube. E o ingresso na Residência Estudantil do IFRO Colorado do Oeste está marcada para 3/2/2023.

Ainda conforme o cronograma, para estudantes ingressantes a partir da 2º chamada do Processo Seletivo Unificado 2023 e demais estudantes já matriculados no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, as inscrições seguem etapas no mês de fevereiro. A 1º etapa, a das inscrições, vai de 6/2 a 28/2/2023. A seguir, após o cumprimento de todas as etapas e divulgação do resultado final, a data de ingresso na Residência está marcada para 13/3/2023.

Serviço

Conforme orientações do Departamento de Assistência ao Educando (Depae), para saber mais informações, consulte o edital. O documento possui todas as informações e a relação de documentos necessários para inscrição. E em caso de dúvidas, entre em contato através do telefone (69) 98169-9383 ou envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entre os sites do IFRO que os estudantes devem ficar atentos estão:

O Edital 37/2022/COL-CGAB/IFRO completo pode ser lido clicando neste link.

SUAP: https://suap.ifro.edu.br/accounts/login/

E o tutorial de inscrição está disponível neste link.

Já o de publicação de editais do campus e de Assistência Estudantil: https://portal.ifro.edu.br/colorado/editais/assistenciaestudantil