Campus Colorado do Oeste realiza curso de doma racional

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2016, 11h46 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h57 | Acessos: 2922

doma racional colorado do oeste 2Domar animais através da confiança ao invés da violência. Esta foi a proposta do curso de “Doma Racional de Equinos e Muares” realizado em julho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. Setenta e cinco alunos e um servidor, divididos em duas turmas, participaram durante três dias da capacitação.

Realizado através do Departamento de Extensão do campus, no decorrer do curso foram demonstradas as principais técnicas para a doma racional de equinos e muares, realizando todos os exercícios com animais jovens, não domados. Os alunos puderam conhecer mais sobre o cavalo, desenvolveram a técnica da equitação e perceberam que a técnica da doma racional nada tem a ver com os métodos de sofrimento utilizados por pessoas que "domam" seus animais a partir de práticas violentas. Essa técnica exige paciência, tornando os animais mais confiáveis, com melhor rendimento e maior vida útil.

O curso ocorreu nas dependências do setor de produção de animais de grande porte da unidade, em um espaço denominado de redondel, que é um cercado em forma de círculo, próprio para a doma de cavalos. A capacitação foi ministrada por Sílvio Luiz Pereira, profissional que também trabalha como juiz de provas que envolvam animais de equitação. "Feliz é o homem que vê seus filhos crescerem ao lado de um cavalo, pois se trata de um animal extremamente inteligente, dócil e companheiro de trabalho”, reforçou o instrutor.

O chefe do Departamento de Extensão, professor Leandro Cecílio Matte ressaltou a importância da participação dos discentes do curso Técnico em Agropecuária nesse tipo de atividade, que “desperta a criatividade e amplia o leque de possibilidades no mercado de trabalho, além de proporcionar uma visão diferente da cultura atual, de criar animais pensando única e exclusivamente no retorno financeiro, levando em consideração também o bem estar animal”.

• doma_racional_-__colorado_do_oeste__1
  • doma_racional_-__colorado_do_oeste__2