Campus Colorado do Oeste forma novos graduados em cursos superiores

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 13h27 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 13h27 | Acessos: 74542

2 9colacao de grau IFRO COL

A Colação de Grau de Cursos Superiores dos concluintes do período letivo de 2022/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, foi realizada no dia 26 de agosto de 2022. A cerimônia foi transmitida pela internet, e familiares e amigos puderam acompanhar o evento ao vivo. A gravação do evento agora está disponível para visualização no canal do Campus Colorado no YouTube: https://youtu.be/v62arjEfMzk.

Na Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos Superiores foram diplomados 20 graduandos: 12 concluintes de Engenharia Agronômica, 5 de Licenciatura em Ciências Biológicas e 3 de Tecnologia em Gestão Ambiental. Após proferir os juramentos de seus respectivos cursos, os então concluintes receberam a outorga de grau pelo Reitor do IFRO, tornando-se graduados em suas formações acadêmicas.

Segundo o Reitor pro tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida, “aos graduados, deixo meus parabéns. Sabemos que mesmo com os vários desafios e percalços, tiveram um momento de crescimento e superaram os obstáculos. A perseverança e dedicação permitiram que vocês chegassem ao aguardado momento da outorga de grau. É uma grande alegria poder compartilhar esse momento com vocês”.

“Desejamos e acreditamos que os agora graduados possam fazer a diferença no mundo com o exercício de sua profissão, sendo agentes de mudanças positivas no meio social em que estão inseridos. Desejo sucesso na jornada que vocês estabeleceram em suas vidas”, enalteceu o Reitor. Ele lembrou ainda que, além do exercício de uma profissão, a graduação permite a continuidade da formação acadêmica, como pós-graduação de especialização e mestrados, que o IFRO também oferta.

Na sua fala, o Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste do IFRO, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, ressaltou: “não tenham dúvida de que esse foi apenas mais um passo dado dentre outros que virão em sua trajetória. Todo o esforço que vocês dedicaram será recompensado e vocês colherão bons frutos. Parabéns aos agora graduados. Sei que vocês serão profissionais responsáveis e dedicados que irão contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Parabéns aos familiares que contribuíram para sua formação. E parabéns a todos os servidores do IFRO, docentes, técnicos e terceirizados, que também fazem parte desta vitoriosa jornada dos graduados que se encerra hoje com a colação de grau”.

Em seus discursos, os oradores Adélio da Rocha Rodrigues, de Gestão Ambiental, Letícia Cardoso Silva, de Ciências Biológicas, e Feliphe de Lazari Costa, de Engenharia Agronômica, relembraram os desafios e as conquistas que marcaram a história dos acadêmicos ao longo dos cursos. Eles falaram das lições que aprenderam, como Feliphe que ilustrou isso ao usar termos da área em seu discurso para destacar os resultados colhidos na “longa safra da graduação”. Também agradeceram aos professores pelo aprendizado, como no discurso de Letícia em que relembrou como cada docente marcou a trajetória da turma, homenageando-os, em especial ao Professor Álvaro Magalhães in memoriam.

Nos pronunciamentos em homenagem aos graduados, os Paraninfos Ranieli dos Anjos de Souza, de Gestão Ambiental, Diego Soares Carvalho, de Ciências Biológicas, e Willian Mota, de Engenharia Agronômica, expressaram sua felicidade em fazer parte desta etapa na jornada acadêmica dos graduados, que é um dos objetivos do IFRO, o de preparar os alunos para o mundo do trabalho.