Estudantes de escola municipal aprendem técnicas de semeadura de hortaliças no Campus Colorado do Oeste

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 11h49 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 11h49 | Acessos: 42340

Colorado VisitaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, recebeu os estudantes do ensino fundamental para desenvolvimento, na prática, de atividade de semeadura de hortaliças. A visita ocorreu no dia 10 de agosto, e foi a primeira etapa da ação, em que os alunos puderam plantar as sementes das culturas de alface, rúcula e almeirão nos copos descartáveis reaproveitados.

Utilizando técnicas agrícolas adequadas, nas próximas etapas os próprios alunos irão dar continuidade aos cultivos na escola em que estudam com o transplantio para embalagens reaproveitáveis como: potes de sorvetes, caixa de leite e outras. Os estudantes são do 5° ano da E.M.E.I.E.F. Prefeito Marcos Donadon, do município de Colorado do Oeste, e foram acompanhados por servidores do IFRO Colorado.

O projeto também cumpre com uma função ambiental que é de dar destinação, que não seja o lixo, a materiais que seriam descartados no meio ambiente. Além de diminuir a quantidade de resíduos que seriam jogados no meio ambiente, a ideia é despertar a responsabilidade ambiental em relação à importância de se reaproveitar materiais em casa, estimular a produção dos próprios alimentos produzidos de maneira sustentável, sem o uso de agroquímicos, e ainda com a possibilidade de doar ou comercializar suas produções, explica o Professor do IFRO, Rafael Norberto de Aquino. A consciência ambiental necessita ser trabalhada desde a educação infantil visando à sustentabilidade do meio, com a redução da produção do lixo para manter o equilíbrio ambiental, criando ações que despertem para esta responsabilidade social.

A proposta foi desenvolvida após as professoras da escola visitante, Sandra Missiatto e Eliane Gaspar, comentarem sobre a intenção de desenvolverem uma horta utilizando produtos reaproveitáveis. A formação teve orientação do responsável pelo setor de Produção Vegetal I, Normando Jacob Quintans, que ensinou, na prática, como os estudantes iniciarem com o cultivo de olerícolas.  As crianças compreenderam mais sobre o processo de produção vegetal, identificação dos diferentes tipos de plantas e de aliar ao reaproveitamento de materiais, contribuindo para despertar nas crianças o interesse pela produção dos próprios alimentos de maneira mais sustentável.