“Glossário especializado da área de solos” é publicado por Grupo de pesquisa do Campus Colorado

Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 10h50 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 10h50 | Acessos: 48677

Foto da equipe Ryan Carina Stella Matheus e SamaraO Grupo de Pesquisa em Solos da Amazônia (GPS-Amazônia) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, publicou o “Glossário especializado da área de solos”. O livro foi organizado pela Stella Cristiani Gonçalves Matoso e pelos estudantes Carina Pires Oliveira, Samara Fonseca Minusculi, Ryan Vieira Goulart e Matheus Genelhud Krauze, do Curso de Engenharia Agronômica. Acesse o livro neste Link.

Colocada à divulgação pública em 13 de abril de 2022, a obra é formato e-book, lançada pela Editora Atena. A publicação é resultado de projetos desenvolvidos com fomento por parte do IFRO em forma de bolsas para os estudantes e de taxa de publicação do livro.

Segundo Stella Matoso, estes projetos surgiram ao perceber a dificuldade dos discentes com a apropriação correta das definições dos termos da área de solos no Curso de Engenharia Agronômica. “Perguntas simples como: qual a diferença entre terra, solo e substrato? Adubo e fertilizante são sinônimos? O que é um mecanismo de contato íon-raiz? Qual a diferença entre absorção e assimilação dos nutrientes? Geralmente, não eram respondidas com exatidão e/ou segurança pelos discentes nas avaliações diagnósticas iniciais das disciplinas de Pedologia, Nutrição Mineral de Plantas e Adubos e Adubação”, relembra.

Formada pela Professora Stella e pelas discentes Carina e Samara, a equipe inicialmente desenvolveu o Projeto de Construção de glossário colaborativo especializado da área de solos nessas disciplinas. A ferramenta de ensino e aprendizagem se mostrou eficaz como ferramenta de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa) e como metodologia interdisciplinar envolvendo conteúdos de língua portuguesa, solos e metodologia científica. Além disso, foi avaliada pelos discentes envolvidos como uma boa prática pedagógica, pois os auxiliou em seus estudos e construção de conhecimento durante a execução da tarefa e após, com a utilização do glossário como ferramenta de consulta.

Percebendo a necessidade de divulgar o banco de dados levantado, a equipe elaborou o Projeto de Extensão “Glossário especializado da área de solos”, que contou com os bolsistas Ryan e Matheus, e conseguiu viabilizar a publicação do glossário em formato e-book, que é de acesso livre pelo link: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4993 e um site https://glossariodesolos.com/ com todo o banco de dados, que permite a interação com os usuários e constante atualização.

Projetos

O Glossário é fruto de atividades pedagógicas do Projeto Integrado de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Atividades de Ensino intitulado “Construção de glossário colaborativo como ferramenta de ensino aprendizagem na área de solos”, aprovado pelo Edital 22/2020/COL-CGAB/IFRO e renovado pelo Edital 19/2021/COL-CGAB/IFRO, e do Projeto de Extensão “Glossário especializado da área de solos”, aprovado pelo Edital 23/2021/COL-CGAB/IFRO, dos quais a Professora Stella foi coordenadora e os discentes foram bolsistas ou colaboradores.

A estudante Samara fez um breve relato sobre sua experiência no projeto: “a cada palavra organizada neste glossário, novos conhecimentos iam sendo absorvidos por mim. Além de características como comprometimento, organização, prazos e normas, participar da montagem de um livro está sendo algo determinante para o meu senso de capacidade. Fico muito feliz em estar crescendo junto a Professora Stella, e mais feliz ainda em poder ser útil aos demais acadêmicos que um dia terão acesso ao livro ou ao site para sanarem suas dúvidas, viabilizando de forma simples termos técnicos da área de solos”.

Para o discente Matheus, “a construção desse glossário foi um desafio e ao mesmo tempo uma oportunidade de aprendizagem, a parceria de trabalho com os demais colegas me proporcionou grande oportunidade de crescimento e amadurecimento profissional, por isso gostaria de expressar minha gratidão a toda equipe que protagonizou a elaboração desse glossário, que tanto irá contribuir para o desenvolvimento do estudo das ciências do solo”.

“A equipe almeja que os glossários em formato e-book e também disponibilizados no site sejam ferramentas úteis para os usuários da área de solos nas suas atividades acadêmicas e profissionais”, conclui a Professora Stella.

Leitura

Para acessar o e-book “Glossário especializado da área de solos” clique neste Link.

E conheça o site acessando este Link.