Estudante do Campus Colorado é medalhista em Olimpíada de Física

Publicado: Quinta, 26 de Mai de 2022, 10h41 | Última atualização em Quinta, 26 de Mai de 2022, 10h41 | Acessos: 39098

medalhista obfep 2021 800px 005João Victor Maciel Silva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, recebeu medalhas pela sua classificação na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), em prova realizada no ano de 2021. Seis alunos de Rondônia participaram da primeira fase, todos no primeiro ano do ensino médio. Em todo o Brasil, foram 30 mil inscritos em todos os níveis. Avançaram para a segunda fase 370 alunos da Região Norte, do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Desses, chegaram à premiação 17 alunos.

O aluno do IFRO Colorado atingiu a nota de corte para a 2ª fase, que envolvia questões objetivas e experimentos. A 2ª fase ocorreu no Laboratório de Física do Campus Colorado do Oeste. No final, o aluno obteve nota que o classificou no top 20 nacional, conseguindo medalha de ouro. Na fase estadual, também obteve medalha de ouro.

Professor de Física do IFRO Campus Colorado e Coordenador Estadual da OBFEP em Rondônia, Márcio Adolfo de Almeida explica que a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é organizada pela SBF (Sociedade Brasileira de Física). “A Olimpíada ocorre em todo país em duas fases. Ela é para alunos de nível fundamental e de nível médio. Para o ensino médio é dividida no Nível B para alunos de 1º e 2º ano e no Nível C, somente para alunos de 3º ano”. Em 2021, a prova foi realizada de forma presencial, seguindo todos os procedimentos de segurança necessários para o período de pandemia. O professor relatou que houve algumas dificuldades devido à pandemia, inclusive com menor número de participantes em comparação com edições anteriores.

Hoje cursando o 2º ano do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, João Victor participou da olimpíada enquanto estava no 1º ano, em setembro e dezembro de 2021. Saindo do município de São Francisco do Guaporé (RO) para estudar no Campus Colorado, o aluno conta que tinha interesse em fazer a prova. Como foi presencial, aproveitou até mesmo para conhecer o campus, já que devido à pandemia ainda não havia tido aulas presenciais na época.

Segundo João Victor a prova foi difícil, já que o conteúdo envolveu questões do 2º ano. Sempre acompanhando o site da OBFEP, viu que passou para a 2ª fase, ficando classificado entre os medalhistas. Na hora conta que comemorou bastante a conquista, e que a família também ficou muito orgulhosa. Agora a pretensão é participar novamente da OBFEP. Ele ainda agradeceu ao professor pelo apoio prestado e pelo incentivo na participação nesta olimpíada.

OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é um projeto apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), sendo um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Para o ano de 2022, as provas ocorrerão em todo o Brasil, envolvendo estudantes do ensino médio e do último ano (9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas. São premiados, estudantes, escolas e professores. E os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

As inscrições da OBFEP 2022 encerram o credenciamento das escolas no dia 23/6/2022.  Para a 1ª Fase da OBFEP cada escola indicará, no credenciamento, apenas o número total de seus alunos que efetivamente farão a prova em cada ano/série. Não haverá inscrição individual por aluno. Informações através do portal: obfep.org.br.

Tendo acompanhado no ano passado os alunos no Campus Colorado, Márcio Adolfo de Almeida conta que as questões são elaboradas por professores de física, sendo todas inéditas e que nas provas do Nível B a dificuldade é grande para alunos de 1º ano, pois consiste em questões de Física sobre conteúdos de 1º e 2º anos do ensino médio. Porém, o professor espera que haja maior participação dos alunos, pois o desempenho do medalhista motivou outros alunos para a edição de 2022.

“O resultado alcançado demonstra que os professores de Física do campus conseguiram desenvolver bem os conteúdos em sala, pois não houve uma preparação específica para a prova”, ressalta. O docente agradeceu aos alunos participantes. Destacou que inclusive vieram alunos de fora do município para realizar a prova. Para ele, é importante participar das atividades para medir a própria aprendizagem na prática, além de servir de parâmetro sobre conteúdos que os professores podem reforçar em suas aulas.

• medalhista-obfep-2021_800px-001
  • medalhista-obfep-2021_800px-002