Semana do Primeiro Emprego é realizada em Cerejeiras em parceria com o CMDCA

Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2022, 09h22 | Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2022, 09h22 | Acessos: 31730

semana emprego cerejeiras 001A Semana Municipal do Primeiro Emprego de Cerejeiras ocorreu dos dias 26 a 29 de abril de 2022, na Câmara de Vereadores de Cerejeiras (RO). O evento foi realizado pelo Campus Colorado do Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/Cerejeiras).

Ao longo das noites do evento, os participantes prestigiaram um ciclo de palestras ministradas com temas importantes para os jovens conquistarem seu primeiro emprego e se inserirem no mercado de trabalho. Dentre as atividades, houve palestra sobre empreendedorismo ministrada pela Professora do IFRO, Jéssica Weschenfelder Alexandre, dinâmicas de grupo e interação. Além de palestras sobre o Programa Jovem Aprendiz, estágios, elaboração de currículo e entrevista de emprego. Os participantes elaboraram ainda um currículo por meio de aplicativo de celular.

A organizadora e palestrante do evento foi Marcia Cristina Tesser, Coordenadora de Integração Escola, Empresa e Comunidade do Campus Colorado e Presidente do CMDCA de Cerejeiras. Colaboraram na organização do evento os membros do CMDCA Edivane Machado, Valéria Freitas e Vanessa Freitas, a servidora municipal Paloma Cristiane, o acadêmico de Agronomia e servidor da Câmara Municipal Bruno Carlos da Silva e o Chefe de Departamento de Extensão do IFRO Willian Mota.

Márcia explica que a Semana Municipal do Primeiro emprego foi criada em Cerejeiras por meio da Lei 2.984/2020, que indica seu objetivo como “promover palestras, cursos e orientações aos jovens sobre o primeiro emprego, carteira de trabalho, noções de empreendedorismo, testes vocacionais, entrevistas de emprego e elaboração de currículo”.

Nesse sentido, a organizadora avalia que a ação teve resultado muito positivo. Ela destaca que o evento foi um passo importante para a inserção dos jovens cerejeirenses no mercado de trabalho, uma vez que muitos jovens desconhecem as oportunidades que são ofertadas e como participar de processos seletivos como potenciais candidatos.

“Foram quatro noites de aprendizado e de troca de experiências. Ao término do evento, o IFRO certificou 40 participantes. Além disso, três jovens que atendem ao perfil de empresas com vagas disponíveis foram encaminhados para entrevistas de trabalho. Com certeza, isso é um excelente começo”, destacou Márcia.

• semana-emprego-cerejeiras-001
  • semana-emprego-cerejeiras-002