Acadêmicos de Gestão Ambiental de Colorado conhecem sistemas de tratamento sanitário e coleta seletiva de Cerejeiras

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 13h34 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 13h34 | Acessos: 43198

visita tecnica gestao em cerejeiras 001Acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram de uma visita técnica para aprenderem in loco sobre o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto e dos sistemas de coleta seletiva de lixo do município de Cerejeiras (RO), durante o dia 23 de abril.

Os estudantes e os professores conheceram a estação de captação de resíduos e seu funcionamento e foram até as lagoas de decantação, local em que acontece o tratamento dos efluentes. Na sequência, conheceram a estação de transbordo do lixo, que se trata de uma plataforma com rampa que permite aos caminhões depositarem os detritos recolhidos na cidade diretamente em uma caçamba, evitando assim o contato com o solo. A última parte da visita aconteceu nas dependências da Associação dos Catadores de Lixo de Cerejeiras (Assocer), onde o lixo é classificado e embalado para posteriormente ser vendido para indústrias de reciclagem.

Os alunos eram das turmas GA119, GA122 e GA221, sendo acompanhados pelos Professores Marcos Aurélio Anequine de Macedo, José Elias e Camila Menezes. Durante a visita, os acadêmicos aprenderam sobre o funcionamento do sistema e o planejamento de ações para melhorias no atendimento à população. Durante a visita, eles receberam explicações pelo Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (Semagri), Danilo Marth, pelo Coordenador da Estação de Tratamento de Esgoto, Hilton Gums, e pelas Professoras Aureni Freire, Layane Eluane e Cristina da Assocer, entre outros servidores da Associação.

José Elias considerou que a atividade foi muito proveitosa para o conhecimento dos alunos. “Eles puderam visualizar amplas possibilidades de trabalhos de pesquisas e ações relacionadas à preservação do meio ambiente. Compreendo que visitas desta natureza fundamentam melhor o raio de ação do IFRO e abre portas para o fortalecimento de parcerias seja com o poder público, seja com a iniciativa privada”, pontuou o docente.

Para a Professora Camila, a ação foi importante para a formação profissional dos acadêmicos de Gestão Ambiental. “A Visita Técnica à Estação de Tratamento de Esgotos, Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos e Associação de Catadores do município de Cerejeiras foi proveitosa para os acadêmicos. Os estudantes puderam vivenciar espaços em que poderão atuar profissionalmente, além de conhecer a realidade e os desafios dessas atividades. Toda a infraestrutura visitada foi uma grata surpresa, pois existe um déficit em saneamento no Brasil, em especial na Região Norte, em que apenas 15% da população tem seu esgoto sanitário coletado. Na visita percebemos o empenho da gestão do município de Cerejeiras e a abertura para parceiras com o IFRO, o que nos motiva em nossas atividades profissionais atuais e futuras”, considerou.

O Diretor-Geral do IFRO Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, agradeceu a receptividade. “Agradecemos a gentileza com que fomos atendidos pelos servidores e reafirmo o compromisso de fortalecimento da parceria do IFRO com a prefeitura municipal de Cerejeiras para com as causas do meio ambiente”, finalizou o Diretor.

• visita-tecnica-gestao-em-cerejeiras-001
  • visita-tecnica-gestao-em-cerejeiras-002