Campus Colorado do Oeste realiza inauguração e lançamento de obras nesta terça-feira (19/04)

Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 15h38 | Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 16h54 | Acessos: 45837

Campus Colorado Inauguração de obras O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizará, às 9h de terça-feira (19 de abril), Cerimônia de Inauguração de Obras e Lançamento de Pacote de Obras. O evento contará com a participação do Diretor de Desenvolvimento da Rede do Ministério da Educação, Kedson Raul de Souza Lima, do Reitor Substituto Carlos Henrique dos Santos, de servidores, de  alunos da unidade e da comunidade externa.

Dentre as obras inauguradas se encontram:  Salas de aula; Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão de Avicultura, Cunicultura, Suinocultura, Ovinocultura e Caprinocultura e Mini Usinas de Geração de Energia Solar Fotovoltaicas. Integram o pacote de obras a ser lançado: Construção da Clínica Veterinária, Reforma de Salas de Aula e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Bovinocultura, Bubalinocultura e Equinocultura.

Obras que serão inauguradas

- As obras da Sala de Aula e dos Laboratórios de Suinocultura, Ovinocultura e Caprinocultura têm por finalidade o ensino de manejo de animais de médio porte; realização de pesquisa com alimentação, além de análises laboratoriais, montagem, coleta e inseminação de animais para o melhoramento genético na região. As construções iniciaram em maio de 2019 e foram finalizadas em fevereiro de 2020 e tiveram o investimento de R$ 1.079.232,55. A reforma, adequação e ampliação do espaço conta com uma sala de aula; banheiro com atendimento às normas de acessibilidade; laboratórios de coleta e inseminação; laboratório para pesquisa; sala administrativa de grupo de pesquisa; farmácia e uma área de procedimentos de manejo, sendo todas as áreas aptas para circulação conforme as normas de acessibilidade.

Já as obras de Sala de Aula e dos Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão da Avicultura e Cunicultura tiveram o recurso de R$ 1.682.716,43 e abrangem uma área de 1.510,39 m². A reforma dos ambientes compreende a sala de aula, sala administrativa do grupo de pesquisa com adequação a acessibilidade de banheiros, e a reforma dos seis galpões de ensino e pesquisas de manejo de aves e coelhos. Com isso, os espaços foram adequados às regras sanitárias de manejo animal, dando qualidade ao ensino técnico e possibilitando uma melhor área para a pesquisa. A reforma priorizou, além do bem-estar animal, as normas de acessibilidade para a circulação nos ambientes de cada unidade de ensino e pesquisa.

Sobre as Mini Usinas de Geração de Energia Solar Fotovoltaicas, elas possuem 369,6 kWp de geração pico e contaram com o recurso de R$ 1.522.058,35. Elas possuem 1066 módulos e 07 inversores, gerando uma economia média de R$ 33.000,00 a R$ 38.000,00 por mês. Com isso, o investimento se pagará em 4 anos com a economia gerada.

Lançamento de Pacote de Obras

Durante a cerimônia será realizada a assinatura da Ordem de Serviço da Construção da Clínica Veterinária, da Reforma de Salas de Aulas e Laboratórios de Bovinocultura, Bubalinocultura e Equinocultura do Campus Colorado do Oeste.

A obra da Clínica Veterinária tem previsão de início em abril de 2022 e término em fevereiro de 2023, com o investimento de R$ 5.738.430,98, numa área total de 1.249,23 m². A Clínica terá recepção, banheiros acessíveis, consultórios para pequenos e grandes animais; sala de aula-consultório; farmácia; depósito; radiologia; vestiários; sala de antissepsia; sala de recuperação; sala de indução de pequenos animais; sala de técnicas cirúrgicas; centro cirúrgico de pequenos e grandes animais; consultórios de doenças infecciosas e baias. O local propiciará aos alunos a prática hospitalar e a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos servidores e alunos.

A obra de Reforma de sala de aula e Laboratórios de Bovinocultura, Bubalinocultura e Equinocultura com adequação às normas de acessibilidade, custará R$ 1.804.092,54. A reforma compreende sala de aula; adequação de 03 laboratórios; 01 farmácia; 01 laboratório de análise de leite; depósito de ração; depósito de ferramentas; galpão para pesquisa de alimentação de ruminantes; berçários para equinos e bovinos; laboratório/curral de manejo de bem-estar animal.

No evento, também será lançado a obra de Reforma e adequação do Bloco A de salas de aulas, que além das adequações quanto às normas de acessibilidade e da coordenação de registro acadêmico, haverá mais 04 novas salas de aula que atenderão cursos profissionalizantes. A obra está estimada no valor de R$ 751.152,24 e terá início no próximo mês com término em setembro deste ano.