Curso de Zootecnia do Campus Colorado realiza aulas práticas de campo

Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 18h21 | Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 18h57 | Acessos: 134143

prof abilio 2021 11 05 bovinos 002

O curso de Zootecnia do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Colorado do Oeste iniciou o retorno de algumas atividades práticas presenciais em novembro (de forma opcional) com os acadêmicos do curso.

Ao longo do mês, os estudantes tiveram a oportunidade de participar dessas aulas. Cada professor realizou o planejamento das práticas de sua disciplina, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos, além de consultar os acadêmicos. Assim, foi possível realizar as atividades em campo e nos setores de produção animal de forma segura.

Para o professor Fagton de Mattos Negrão, coordenador do curso de Zootecnia do Campus Colorado do Oeste, as aulas práticas são importantes no processo de aprendizagem. “Na atual função de coordenador, reforço que no processo de ensino-aprendizagem as atividades práticas são de suma importância. Destaco, ainda, que determinados conteúdos abrangem conceitos e técnicas difíceis de serem compreendidos apenas na teoria, mesmo ao se utilizar outros recursos como vídeos e estudos de caso”, comentou.

Ele também relatou sobre o aprendizado de habilidades por meio de aulas práticas. “Certas habilidades só podem ser desenvolvidas ou aprimoradas por meio das aulas práticas. Elas proporcionam um ambiente favorável à participação e interação entre os alunos, assim como a visualização da importância do seu curso e permitem a coexistência de relações entre teoria e prática. Isso é uma forma de fortalecer o conjunto dos elementos fundamentais para a aquisição de conhecimentos necessários à concepção e à prática que o Zootecnista enfrenta e enfrentará após sua formação”, concluiu.

Atividades práticas

Os professores que estavam à frente das aulas práticas do curso de Zootecnia foram Abílio da Paixão Ciríaco, Alan Andrade Mesquita e Murilo Vargas da Silveira.

A disciplina ministrada pelo professor Murilo da Silveira foi de Tópicos Avançados em Produção de Silagem. O professor relatou que buscaram realizar as atividades conforme as condições disponíveis, pois as práticas em campo dependem da condição climática. "Em uma aula prática tínhamos planejado acompanhar a semeadura da cultura do milho para produção de silagem, mas choveu na hora, impossibilitando esta ação. Mesmo assim, continuamos a aula em outro ambiente, no galpão de máquinas, onde foi explicada e demonstrada a regulagem da semeadora-adubadora, abordando aspectos importantes para o plantio, como o espaçamento entrelinhas, taxa de semeadura etc. No campo, verificamos outros detalhes, como o relevo do terreno para cultivo, tipo de solo, incidência de plantas daninhas etc. Tudo isso com acompanhamento do técnico José Vanor, que apresentou o planejamento agrícola para o cultivo do milho”, descreveu o professor.

O professor destacou a importância destas atividades. “As aulas presenciais são indispensáveis para formação de alunos com as habilidades desejadas no curso. Além disso, creio que somente com a realização de aulas práticas o aluno consegue compreender a aplicação dos conceitos e a interdisciplinaridade dos assuntos abordados nas aulas teóricas, se tornando capaz de realizar uma tarefa bem-feita”, ressaltou o professor Murilo.

Devido às aulas presenciais serem opcionais, somente parte dos alunos que cursam a disciplina participaram presencialmente. “A presença foi opcional. Para aqueles que não puderam comparecer, foram sugeridos vídeos do YouTube abordando práticas semelhantes”, explicou o docente.

Já o professor Alan Andrade Mesquita ministrou aulas práticas sobre equipamentos e segurança na criação de abelhas, manejo geral na apicultura, e revisão de colmeias. Alan explicou que essas aulas práticas estão vinculadas às disciplinas de Apicultura e Meliponicultura, sendo realizadas na Casa do Mel e no apiário do Campus Colorado do Oeste com a participação de sete alunos. “Aos que não puderam participar, foi passado material didático para leitura, além de vídeos demonstrativos desses conteúdos trabalhados”, disse.

O professor relatou também a importância das aulas práticas da Apicultura para os acadêmicos: “É muito importante termos práticas desta área, pois assim conseguimos mostrar alguns aspectos práticos sobre como a apicultura deve ser realizada, sendo uma ótima alternativa de renda para produtores rurais, além de ambientalmente correto e uma ótima fonte de alimento para o ser humano. Por isso, os futuros Zootecnistas ganham muito aprendendo isso na prática”, comentou o professor.

O curso de Zootecnia

O curso de Zootecnia visa formar profissionais aptos a trabalharem na criação de animais, desde aqueles utilizados na produção pecuária até os animais de companhia (pets). Suas atividades são fundamentadas na aplicação de técnicas modernas para melhoramento genético, nutrição, sanidade e administração animal.

Ressalta-se a demanda por profissionais Zootecnistas nos municípios do estado de Rondônia e da região Norte, destacando-se entre as atividades agropecuárias a apicultura, a bovinocultura de corte, a bovinocultura leiteira, a ovinocultura, a suinocultura, a avicultura e a piscicultura.

No Campus Colorado do Oeste, o curso de Bacharelado em Zootecnia é ofertado desde 2017 buscando sempre a formação de profissionais capazes de promover o desenvolvimento agropecuário regional e nacional. O curso tem duração de cinco anos, sendo presencial com aulas em período integral (manhã e tarde).

Atualmente, há um processo seletivo aberto para este e outros cursos do IFRO com entrada das turmas em 2022. Confira como participar desta seleção em: https://portal.ifro.edu.br/component/content/article?id=11735

• prof-abilio-2021-11-05-bovinos-001
  • prof-abilio-2021-11-05-bovinos-002