Duas equipes de Colorado do Oeste são finalistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2021, 21h31 | Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 21h32 | Acessos: 97948

Equipe IFROlímpicos da esq. para a dir. de cima para baixo Estudante Gabriela Spibida Gauze Profa Marciane de Souza estudante Mateus Longhi e estudante Taynara Oliveira da Silva durante encontro online para prova nO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, está representando o estado na última fase da 13ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Na fase final estão 415 equipes finalistas de todo o país, e 2 equipes são de Rondônia, ambas compostas por discentes do IFRO Campus Colorado do Oeste. A fase final está agendada para 14/8.

A orientação de todas as equipes do Campus Colorado é feita pela Professora de História Marciane de Souza. “Tenho orgulho em informar que hoje saiu o resultado da penúltima fase da 13ª ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil) e o Campus Colorado do Oeste está com duas equipes na final, sendo estas duas as representantes do estado de Rondônia”, comemorou a docente. As dez equipes inscritas inicialmente pelo IFRO fazem parte do projeto de ensino “IFRO Colorado faz história na ONHB” no ano de 2021.

O nome das equipes são “IFROLÍMPICOS”, que é composta por estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio: Gabriela Spibida Gauze (2° ano), Mateus Longhi (3° ano) e Taynara Oliveira da Silva (1° ano); e “SENTINELAS AVANÇADAS”, com estudantes do 2° ano também do Técnico em Agropecuária: Maria Vitória Missiatto de Souza, Natália Saldanha Balbinot e Sthefanny Mami Matsubara Ywamoto, “Esses são os nomes presentes na ONHB2021 do nosso estado de Rondônia. São eles quem também trarão medalhas, de cristal até ouro, para a nossa escola, o nosso campus do IFRO”, ressalta Valeska Galvão, estudante que compõe o projeto de ensino IFRO Colorado faz história na ONHB.

Dizendo sentir-se muito feliz, Gabriela Gauze explica: “É uma honra poder trazer essa medalha para o IFRO porque ele abre muitas portas, e para mim me proporcionou muitas oportunidades legais até agora, mesmo que no ensino EaD. Então é muito legal, eu fico muito feliz e honrada”.

Sobre a gratificação em participar, ela completa: “em questão de aprendizado, vários. Tive que aprender a fazer e lidar com coisas diferentes, refleti muito sobre os temas propostos ao longo da Olimpíada, que se não fosse por ela eu dificilmente teria parado para pensar sobre. Então acredito que a importância dela para mim veio na forma de um grande crescimento pessoal, e também acadêmico, e com certeza é uma das melhores experiências da minha vida”. Para Gabriela Gauze, a maior expectativa é que a fase final ocorra de forma presencial, já que com a pandemia todas as fases até o momento ocorreram em ambiente on-line e dependem de um novo cenário para haver modificação de formato.

Sthefanny Ywamoto também faz votos para que essa alteração ocorra. “A nossa expectativa é a final presencial em Campinas/SP. Mesmo com a situação atual do país, ainda temos esperança”. Ela também comenta que “eu e a minha equipe estamos muito felizes pela nossa conquista pessoal e por ter a oportunidade de representar Rondônia e o IFRO Campus Colorado do Oeste. O nosso objetivo inicial era poder levar o reconhecimento de nosso estado para a final, e esse é um dos motivos pelo qual escolhemos o nome da equipe de ‘Sentinelas Avançadas’, que é um trecho retirado do hino de Rondônia, em que traz sentido de soldados que tomam a frente de uma batalha. E nessa batalha o que a gente tanto busca é o reconhecimento do nosso estado”.

A discente completa falando sobre os conhecimentos alcançados: “expandiu os nossos conhecimentos e com certeza abrirá muitas portas para o nosso futuro. Eu agradeço muito por isso”, completa Sthefanny.

ONHB 2021

A Olimpíada Nacional de História do Brasil é um evento anual que reúne alunos do 8° ao 3° ano de escolas públicas e privadas de todo o país. Em 2021, a prova teve início no dia 3/5 com um total de 9.398 equipes participantes (organizadas em trios). Rondônia contou com a participação de 46 equipes ao todo, e 10 dessas equipes eram representantes do IFRO Campus Colorado do Oeste.

No dia 7/5, iniciou a 6ª e penúltima fase on-line, já com 1.862 equipes de todo o Brasil. De Rondônia, nesta fase estavam quatro equipes no total, três delas com alunos do IFRO Campus Colorado. Duas delas avançaram para a final, a ser realizada em agosto deste ano.

• Equipe_Sentinelas_Avançadas_-_da_Esq._para_a_dir._Natália_Saldanha_Balbinot_Maria_Vitória_Missiatto_de_Souza_e_Sthefanny_Mami_Matsubara_Ywamoto