Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Zootecnia

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 13h12 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 14h29 | Acessos: 1918

Apresentação

O Curso de Bacharelado em Zootecnia do IFRO Campus Colorado do Oeste foi criado e autorizado ao funcionamento, de acordo com o projeto criado pela Resolução CONSUP nº 18 de 30 de Março de 2017.

Considerando o contexto sócio-econômico e político do país, o curso tem como objetivos principais a formação de profissionais capazes de promover o desenvolvimento agropecuário regional e nacional, com capacidade para atuar em programas de ensino, pesquisa e extensão, bem como na geração de riquezas e elevação da qualidade de vida da população brasileira.

Além disso, cabe a esse profissional planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos e silvestres, em todos os seus ramos e aspectos, canalizando conhecimentos, atitudes e ações de caráter ecologicamente prudentes, socialmente desejáveis e economicamente eficientes. Desta forma, o Zootecnista deverá apresentar conhecimentos teóricos e práticos nas grandes áreas de nutrição animal, reprodução animal, melhoramento genético, forragicultura e pastagens, reprodução animal, profilaxia e manejo animal.

Ressalta-se a demanda por profissionais Zootecnistas nos municípios do estado de Rondônia e da região Norte, destacando-se entre as atividades agropecuárias a apicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura leiteira, ovinocultura, suinocultura, avicultura e piscicultura.

O curso tem duração de cinco anos com uma carga horária total de 4320 horas dividida em 10 semestres, incluindo a realização de Atividades Complementares, Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. As aulas são no período integral, manhã e tarde, havendo a possibilidade de realização de aulas práticas, excursões e outras atividades necessárias durante o curso. Ao final, é outorgado ao estudante o grau de Bacharel em Zootecnia.

 

Áreas de estudo: Ciências Agrárias, Agronômicas, Ambientais, Exatas e Aplicadas

Público-alvo: Estudantes concluintes ou que já concluíram o ensino médio

Modalidade: Bacharelado

Turno de funcionamento: Integral (Diurno)

Regime de matrícula: Semestral, por disciplina e período da matriz curricular

Duração: 10 semestres (cinco anos)

Carga horária: 4320 horas-aula (3600 horas-relógio)

Forma de ingresso: Processo Seletivo Simplificado e Sistema de Seleção Unificado (SiSU)

Requisitos: Nível médio completo

Oferta: 72 (36 vagas para o 1o semestre e 36 vagas para o 2o semestre)

 

Contatos

Telefone: (69) 3341-7637

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação

Nome: Fagton de Mattos Negrão

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5027981421862915

 

Confira a Matriz Curricular (constante no PPC) e lista de docentes do Curso Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Colorado do Oeste.

pdf baixar 0 

pdf baixar 0

Resolução de Criação e Autorização de Funcionamento do Curso Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal de Rondônia/IFRO – Campus Colorado do Oeste.

pdf baixar 0

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal de Rondônia - IFRO, Campus Colorado do Oeste.

pdf baixar 0

 


Fim do conteúdo da página