Campus Porto Velho Calama oferece curso de LIBRAS nível intermediário

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 16h59 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h36 | Acessos: 4565

LIBRAS 2018 INTERMEDIARIO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está com inscrições abertas, até o dia 30 de março, para o curso de extensão em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) – Nível Intermediário. São 80 vagas no total, a serem divididas em duas turmas (matutina e vespertina). Podem participar da seleção alunos (as) e servidores dos Campi Porto Velho Calama e Zona Norte, da Reitoria e público externo que tenham conhecimento básico de Libras.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira será a inscrição que deverá ser efetuada exclusivamente pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7gmrStdklohmhm9JI-EKATDvohumXF7hCUXN_-c6fB2OTSg/viewform. Os primeiros cem candidatos inscritos de acordo com o número de vagas serão convocados por e-mail para realização do exame de seleção.

A segunda etapa será eliminatória e classificatória, por meio de prova objetiva, contendo 20 (vinte) questões em Libras de múltiplas escolhas. As questões do exame abrangerão e verificarão os conhecimentos adquiridos pelo candidato em níveis básicos de Libras- Língua Brasileira de Sinais. O conteúdo está especificado no Anexo I do Edital. As provas estão marcadas para o dia 02 de abril: de 9h30 às 12h (Libras Intermediário Matutino) e 13h30 às 16h (Libras Intermediário Vespertino).

A divulgação do resultado preliminar será realizada no dia 04 de abril. Já o resultado final será divulgado no dia 06 de abril, por meio de publicação no site institucional do IFRO.

O início das aulas está previsto para o dia 17 de abril e ocorrerá na sala 19 do Campus Porto Velho Calama, localizado na Av. Calama, 4985, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto - Porto Velho-RO. O curso acontecerá nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (13h às 15h), nas terças-feiras e quintas-feiras, podendo ou não ter reposição de aula nas sextas-feiras. "O curso Intermediário de Libras é uma continuação das atividades do ano passado e será voltado para práticas de tradução e interpretação de histórias, músicas e pequenos textos. Faça sua inscrição, todos podem participar, desde que tenham conhecimentos básicos de Libras. Não esqueçam de conferir os procedimentos de seleção no edital ", ressalta a proponente do curso e Intérprete de LIBRAS do Campus Porto Velho Calama, Nathali Fernanda.

Nathali destaca ainda que com este curso a ideia é que os conceitos, princípios e as estratégias educacionais inclusivas possam ser respondidos e contemplem as necessidades educacionais especiais dos alunos propiciando seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. A iniciativa busca também proporcionar formação aos profissionais da educação na atuação pedagógica, viabilizar trocas de experiências e socializar experiências positivas e dificuldades encontradas no trabalho com o aluno surdo.