Campus Calama recebe evento da área de História a partir do dia 30

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 14h39 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h37 | Acessos: 1768

bannerDe 30 de novembro a 02 de dezembro o Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Rondônia, recebe o II Encontro Interestadual de História: Acre e Rondônia. A temática do Encontro será: O lugar da História e dos historiadores nas Amazônias, escolhida em função da necessidade, cada dia mais evidente, de a academia estabelecer formas de diálogo com a sociedade e aspectos ligados às problemáticas locais de uma região fronteiriça. O Encontro Interestadual reúne na programação atividades do II Encontro da Associação Nacional de História (ANPUH): Acre, do III Encontro da ANPUH: Rondônia, V Café Pós-Colonial e do IV Colóquio de História do IFRO. O evento é promovido pelo IFRO, pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e pela Universidade Federal do Acre (UFAC).

Segundo a professora do Campus Calama, Xênia de Castro Barbosa, no caso dos colóquios de História realizados há quatro anos pelo Instituto Federal é uma atividade que “corresponde a um esforço coletivo de reflexão sobre problemas historiográficos e educacionais, e de troca de experiências entre profissionais da área. Em todos os colóquios, professores da UNIR estiveram presentes, além de professores de outras universidades (UFMT, UNB por exemplo)”. Na primeira edição, abordou-se os 50 anos do golpe militar, e resultou no livro “História, Memória e Direitos Humanos”, disponível em https://goo.gl/vzVFvK

Em 2014, ano do centenário da cidade de Porto Velho, foram abordados os cem anos do município, contando com a participação de geógrafos. Resultou no dossiê disponível na revista Zona de Impacto: https://goo.gl/OOkRua. No 3º Colóquio debateu-se Terra, trabalho e memória: os 20 anos do Massacre de Corumbiara, com lançamento do livro do jornalista João Peres. Neste ano, Xênia Barbosa diz que a haverá publicação dos anais do encontro, que “ficarão prontos em janeiro e há expectativa de que sejam publicados em dois volumes”.

No primeiro dia de evento, 30/11, o período da manhã é destinado ao credenciamento. A partir das 14 horas ocorrem os minicursos e às 16 horas iniciam os Simpósios Temáticos. À noite será realizada a abertura oficial do evento, seguida de atividade cultural e da Conferência de Abertura. Durante o evento ainda serão realizadas mesas-redondas, exibições de curtas-metragens e apresentações de trabalhos, apresentando para a comunidade acadêmica e para profissionais da área as pesquisas sobre a história, a historiografia e seus diálogos interdisciplinares, resultados das investigações desenvolvidas regionalmente pelos diversos profissionais e estudantes que atuam na e sobre a Amazônia Sul Ocidental.

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do evento: https://goo.gl/qIJc8i