Pedagogas do Napne Calama realizam oficina sobre o Plano Educacional Individualizado

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2024, 19h05 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 19h05 | Acessos: 517

Participantes constroem PEI

Como parte da programação do Seminário Internacional Educa, do Programa de Mestrado em Educação (PPGE/MEDUC), da Universidade Federal de Rondônia (Unir), as pedagogas que atuam no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), realizaram no mês de abril uma oficina sobre a elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) para estudantes com necessidades específicas.

Mestra e doutora em Educação, respectivamente, as pedagogas Elaine Márcia Souza Rosa e Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles, relataram que o objetivo da oficina foi o de possibilitar aos participantes compreenderem o conceito e os princípios para a elaboração do PEI.

Os participantes foram acadêmicos do curso de Pedagogia do campus da Unir de Porto Velho, docentes e profissionais da inclusão que atuam no Napne (Tradutores e Intérpretes de LIBRAS, Cuidadores, Audiodescritores de Braille, entre outros).

Por meio dos estudos de caso apresentados pelas ministrantes, os participantes produziram um PEI, que teve como base conceitual o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), que são diretrizes para estimular a criação de propostas curriculares flexíveis que permitam a todos os estudantes progredir a partir dos conhecimentos que já possuem.

De acordo com Lívia, a oficina faz parte das propostas formativas conduzidas pelo Napne, já que o núcleo também tem o objetivo de contribuir com a formação dos profissionais da Educação, tendo em vista que eles precisam ter fundamentos metodológicos para atender aos estudantes com deficiência. Ela também esclareceu que é importante para o Napne estar presente nos eventos da Unir, tanto para compartilhar o trabalho do núcleo, quanto para agregar novos conhecimentos, objetivando cada vez mais que a equipe possa estar preparada para prestar atendimento com qualidade.

Após o sucesso da oficina no Seminário Internacional Educa, as servidoras receberam um convite da Chefia de Departamento do curso de Direito para participação noutro evento que será realizado no segundo semestre, no qual poderão compartilhar esses conhecimentos da área da inclusão. Segundo as orientadoras, a Unir tem recebido a cada ano novos estudantes com deficiência, inclusive alguns deles são egressos do IFRO e é preciso firmar essa parceria interinstitucional para melhor atender esse público.

Para Sebastiana Ferreira Gonzaga, Tradutora e Intérprete de LIBRAS, que atua no Napne, “a oficina foi um aprendizado muito importante. As professoras abriram a nossa mente para entender sobre o DUA. Eu nunca tinha escutado falar sobre esse assunto, mesmo sendo intérprete há muitos anos. Isso é bastante significativo na minha profissão”, citou.

A Audiodescritora de Braille do Napne, Jéssica de França, disse que obteve grandes conhecimentos, principalmente sobre o que é DUA, como também absorveu mais conhecimento sobre a construção do PEI. “Isso é muito importante para o nosso cotidiano, crescer no desenvolvimento e aprender. Obrigada Lívia e Elaine, vocês são maravilhosas!”, destacou.

Para Regiane Silva Neves, acadêmica do 7º período do curso de Pedagogia da Unir em Porto Velho, “a oficina trouxe aprendizagens significativas, especialmente sobre conceitos do DUA e suas especificidades para o desenvolvimento e práticas pedagógicas. Adquiri conhecimentos referentes à elaboração do PEI, que é um instrumento de suma importância. À Lívia e a Elaine, meus agradecimentos pela partilha do conhecimento, vivências e experiências”, observou.

Também acadêmica do 7º período do curso de Pedagogia da Unir em Porto Velho, Beatriz Smilox Bezerra Silva, disse que com a oficina pôde agregar mais conhecimento para sua formação na área da inclusão. “No curso de Pedagogia ouvimos falar sobre o PEI, mas com a oficina conseguimos ter uma visão concreta de como realizá-lo de forma prática. Foi essencial participar e ter esse conhecimento para minha formação profissional”, acentuou.

• As_pedagogas_Lívia_e_Elaine
  • Elaine_orienta_participantes