Projeto de Extensão ‘Superando a Exclusão’ do Campus Calama retorna neste mês de fevereiro

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 18h00 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 18h00 | Acessos: 1174

Maria de Jesus Francisco Filho Leila Reis e Gislaine

O Projeto ‘Superando a Exclusão’, do Departamento de Extensão (Depex), do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), retornará neste mês de fevereiro e o formulário para inscrição será disponibilizado nos próximos dias por meio das redes sociais.

O projeto, que irá realizar a sua quinta edição, vai ofertar o curso preparatório para participação em concursos e destina-se a atender aos discentes do IFRO que são beneficiários dos auxílios estudantis, como também a comunidade externa em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A coordenadora do projeto, Leila Cândido dos Reis, explica que o curso seguirá até o mês de junho, porém, seu foco é o de capacitar os participantes para participar do Concurso Nacional Unificado do Governo Federal que se encontra com inscrições abertas.

Além de acompanhar os participantes no decorrer do curso, a coordenadora também acompanha os candidatos que se classificam e conseguem se efetivar no emprego. Assim aconteceu com Maria de Jesus Neves dos Santos, Terezinha Félix de Brito Pantoja, Giliane da Silva Feitosa Gomes e Francisco Filho Moreira da Silva que tomaram posse no mês de janeiro na Prefeitura de Itapuã do Oeste; ele como Orientador Escolar e elas como professoras pedagogas. Giliane é egressa do IFRO Campus Zona Norte e foi classificada em primeiro lugar.

O Projeto “Superando a Exclusão”, que vem sendo realizado desde 2018, já capacitou mais de mil pessoas nos cursos preparatórios para concursos. De acordo com Leila, “a busca pelo cargo público é um sonho para muitas pessoas que almejam um emprego, mas que não têm acesso a uma educação focada para esse fim. Diante dessa demanda, o projeto surge com o objetivo de alcançar esse público e mostrar que é possível mudar a realidade dos estudantes através de políticas públicas efetivas e que incentivam mais pessoas a buscarem a educação como instrumento de concretização dos seus sonhos e objetivos. Esses resultados como outros que já tivemos nas edições anteriores é uma prova disso”, relata.

Ela destaca ainda que o sucesso do projeto também é alcançado pela dedicação dos professores voluntários que colaboram com a realização dessa atividade.

• Leila_Reis_e_Francisco_Filho
  • Leila_Reis_e_Maria_de_Jesus