Campus Calama adquire equipamentos de informática para atualização dos laboratórios e da biblioteca

Publicado: Sexta, 12 de Janeiro de 2024, 11h42 | Última atualização em Sexta, 12 de Janeiro de 2024, 12h24 | Acessos: 661

Montagem 2O período de férias no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está sendo marcado pela ampliação do acervo de tecnologia da informação. São equipamentos de informática, impressoras e suprimentos, além de insumos para a expansão da rede sem fio, com a finalidade de ampliar a conectividade no campus.

De acordo com o Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI), Tiago Lins de Lima, com o apoio dos estudantes estagiários estão sendo montados os primeiros 45 conjuntos de informática (computador, monitor e mouse), de um total de 130 equipamentos que foram adquiridos e que serão entregues nos próximos dias. Foram também adquiridas cinco impressoras digitais monocromáticas para atender as demandas dos setores de ensino e três impressoras coloridas, com os respectivos insumos, para os setores de Comunicação, Registro Acadêmico e Departamento de Extensão.

Os computadores, segundo o Coordenador, vão equipar três Laboratórios de Informática e a Biblioteca do campus. Ele também explica que o rol das aquisições inclui switches de rede, access point cisco e tplink, além de cabos que proporcionaram a extensão da rede sem fio e a cobertura do sinal de wi-fi em todos os pontos do campus.

Para a aquisição dos equipamentos foram disponibilizados recursos na ordem de R$854 mil reais. De acordo com o Diretor-Geral, Leonardo Pereira Leocádio, esses recursos representam muito para o Campus Calama, porque proporcionam a renovação dos equipamentos, facilitando a execução das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas nos laboratórios, bem como a comunicação, favorecendo a conectividade em todas as áreas para docentes, alunos e técnicos.

Leocádio também agradece o empenho e a parceria da Reitoria do IFRO, da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) e da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), bem como o empenho da equipe de Tecnologia da Informação, que não mede esforços para que as ações sejam satisfatórias no atendimento às demandas dessa área, destacando que o trabalho em conjunto favorece para a entrega de um ensino de melhor qualidade para a comunidade acadêmica.

Tiago Lins afirma, inclusive, que o ano de 2022 foi difícil em termos de orçamento, mesmo assim, foram adquiridos 76 computadores que equiparam dois laboratórios. Segundo ele, também se buscou parcerias para se conseguir equipamentos e insumos, além de doações que propiciaram a remontagem de computadores e impressoras em conjunto com os estagiários, o que ele estima que tenha havido uma economia na ordem dos R$300 mil reais. “Essas ações representam um salto de qualidade na conectividade do campus – em sala de aula ou laboratórios específicos, melhorando o acesso a servidores, alunos e docentes para desenvolvimento das atividades acadêmicas”, acrescentando que "essas aquisições só foram possíveis graças ao empenho e trabalho conjunto da equipe da DPLAD, COFIN e CCL".

Para o aluno do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Douglas Arthur Bento, “ver novos computadores chegando ao campus sempre é muito gratificante. Saber que vamos ter melhores condições para as aulas, principalmente para nós alunos de Informática que em alguns dias temos mais aulas em laboratórios do que nas salas, participar desse processo de montagem é muito bom. Poder ver e testar as máquinas e colocar em prática o que eu aprendi no curso, realmente é muito gratificante fazer parte disso”, opinou.

• Computadores_novos
  • Computadores_novos1