Graduandos em Física do Campus Calama são aprovados em Mestrados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Universidade Católica do Rio de Janeiro

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 19h15 | Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2023, 08h32 | Acessos: 728

Os acadêmicos com os professores do INPEOs acadêmicos Victor Esmite Barroso de Carvalho, Gabriel Marcos Rodrigues Barbosa e Kenedy Daniel Calegari Furtado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), recebem nesta semana o certificado de conclusão do Curso de Licenciatura em Física, mas já comemoram o ingresso nos cursos de Mestrado no início do próximo ano.

Victor e Gabriel foram aprovados para cursar o Mestrado em Astrofísica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. Já Kenedy Daniel seguirá para o Rio de Janeiro, onde receberá bolsa integral para cursar o Mestrado em Física na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Os três acadêmicos falam satisfeitos sobre a trajetória no ensino e na pesquisa desenvolvidos no Campus Calama do IFRO.

Victor Esmite diz que ficou muito satisfeito quando recebeu o e-mail dando conta de que ele teria sido admitido no Programa de Mestrado em Astrofísica do INPE. Como os dois primeiros anos do Curso de Licenciatura em Física foram realizados durante a pandemia do coronavírus, ele conta que o aproveitamento do curso se deu nos dois últimos anos. Ele e Gabriel também participam desde o início do Grupo de Pesquisa ASTROIFRO e conta como foi importante o apoio que obtiveram dos professores e técnicos de laboratório, além das atividades desenvolvidas no grupo. Também diz como foi importante ter participado do Programa de Iniciação Científica. No mês de julho passado, eles puderam participar de um projeto em São José dos Campos, quando conheceram o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ele aproveita para agradecer aos professores Mauro,Hualan e Clever, o técnico de laboratório Fabrício, além dos incentivos que o IFRO lhe ofereceu. “Se eu pude chegar mais longe é porque tiveram pessoas que me deram apoio para isso”, destaca.

Gabriel Marcos Rodrigues Barbosa diz que “é uma alegria muito grande saber que eu fui aprovado no processo seletivo para cursar o Mestrado em Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, porque é um sonho antigo meu, desde que eu estava no ensino médio, que descobri que queria estudar Astronomia, porém aqui na nossa região não tem curso nessa área”. O acadêmico diz que teve sorte em escolher o Curso de Física do IFRO. “Para minha sorte eu escolhi bem, eu escolhi fazer física no IFRO, porque durante a minha graduação eu tive diversas oportunidades de desenvolver projetos na área de astronomia, tanto é que eu participei da criação do grupo de pesquisa em astronomia e cosmologia do IFRO, o GPAC, juntamente com o Esmite e o Kenedy. No contexto da criação do grupo ASTROIFRO, nós desenvolvemos diversas atividades na área de Astronomia, tanto na área de pesquisa, como ensino e extensão também, participando e realizando palestras, mostras de materiais, observações celestes para o público e diversas outras ações”, destaca, informando que foram nessas atividades que ele percebeu que realmente tinha feito a escolha certa porque essa área é o que realmente quer para a sua carreira. Também agradeceu a toda a equipe do curso na pessoa do professor Mauro.

Kenedy Daniel Callegari vai cursar o Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Física. Ele conta que ganhou bolsa integral e que ainda está concorrendo à bolsa do CNPq. Além da PUC-Rio, Kenedy também passou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); foi aprovado nos exames da USP e da UNICAMP. Fora do eixo Rio-São Paulo, ele também passou para a Universidade Federal de Santa Catarina. Kenedy diz que sua escolha pela PUC-Rio se deu pela infraestrutura, laboratórios e pela oportunidade que os professores de lá lhe disponibilizaram. O acadêmico agradece à coordenação do Curso de Física e, especialmente ao professor Mauro Guilherme. “Ele é, sem dúvida, o meu maior motivador até para a área de materiais que eu vou seguir, pois é doutor nessa área de Nanociência, como também o doutor Cleber, também nessa área de Nanociência. Esse contato com eles foi fundamental para a escolha da área que eu vou continuar estudando. Quero agradecer também ao Leonardo, o nosso diretor, ele nunca mediu esforços para nos ajudar na pesquisa e tudo mais. E agradecer à Reitoria, né? Porque sem os projetos de iniciação científica, onde a gente de fato começa a trabalhar com ciência, nada seria possível, pois a gente aprende na prática o que a gente vai fazer no futuro. Isso, sem dúvida é fundamental pra gente escolher a nossa carreira”, concluiu.

O professor Mauro Guilherme destacou que “é com grande satisfação que terminamos mais um ano letivo no IFRO, como coordenador e professor do curso de Licenciatura em Física. Quero agradecer e parabenizar a todos os docentes e técnicos pela sua excelência dos serviços prestados à comunidade acadêmica do curso. Parabenizo aos formandos do curso de Licenciatura em Física do ano 2023, desejo sucesso nas suas novas empreitadas, porém agora com um pouco mais de bagagem no conhecimento na área da Física. Parabenizamos também aos formandos Gabriel, Kenedy e Victor pelas suas aprovações em programas de mestrado de excelência (INPE e PUC). Esta é uma conquista muito importante não apenas aos nossos formandos, mas também aos nossos professores. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Espero que eles sejam inspiração aos demais discentes do curso”.

• Gabriel_Marcos
  • Kennedy_Calegari