Alunos do Campus Calama doam 37 bolsas de sangue à Fhemeron

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 11h04 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 11h04 | Acessos: 232

Doação 8

A doação de 37 bolsas de sangue à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) pelos alunos dos terceiros anos integrados ao Ensino Médio, do Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), encerra as campanhas de orientação sobre saúde pública realizadas durante este ano.

Por duas vezes, os alunos se envolveram com a coleta de sangue, quando arrecadaram 25 bolsas de sangue no mês de junho e agora, durante todo o dia de terça-feira, 21, a equipe técnica da Fhemeron esteve procedendo à coleta de sangue no miniauditório do Campus.

De acordo com a aluna Esther Nunes Alves, do 3° ano de Eletrotécnica matutino, “a campanha de doação do dia 21 foi a última ação de uma campanha de duração de um ano onde realizamos diversos eventos, como trazer a Fhemeron duas vezes ao campus e palestras, com a participação do 3º de Eletro matutino”.

A iniciativa partiu do professor de Sociologia Cássio Alves Lus, coordenador da ação que integrou uma série de orientações, palestras e campanhas sobre as políticas públicas de saúde financiadas pelo Sistema Único de Saúde - SUS, entre outros temas sobre Educação e Assistência Social; como essa campanha que auxilia a Fhemeron a salvar vidas, permitindo que os estudantes exerçam ativamente a cidadania e colaborem com o bem-estar da coletividade.

Segundo Esther, na ocasião, o professor recomendou que cada sala desenvolvesse uma atividade. Ela afirma que "a vinda da Fhemeron foi extremamente importante devido ao crescimento do número de acidentes que acontecem nas datas comemorativas de fim do ano".

Quanto à participação nas campanhas realizadas, a aluna diz que também gostou muito da palestra sobre a adoção de crianças. "A iniciativa do professor Cássio contribui para a nossa formação integral como cidadãos", declara.

Entre os temas desenvolvidos, os alunos dos terceiros anos participaram ainda da Campanha sobre Paralisia Cerebral e o Autismo; Cirurgias reparadoras às mulheres vítimas de violência doméstica; Câncer de Mama e Banco de Leite de Rondônia; “Câncer Infanto-Juvenil” e “Adoção e apoio às Unidades de Acolhimento Institucionais”.

Esther, que se forma no ensino médio no final deste ano, leva ainda como experiência o fato de ter presidido o Grêmio Estudantil do IFRO Calama, atividade que lhe proporcionou participar de várias ações. “Minha experiência com o Grêmio foi sensacional”, diz, afirmando ainda que “me sinto muito grata por ter compartilhado três anos da minha vida com pessoas tão especiais. Sentirei muita saudade e sempre lembrarei dos ótimos momentos que tivemos juntos. Fico feliz em ver cada um deles descobrindo seu próprio lugar no mundo e seguindo seus sonhos”, finaliza.

• Doação_1
  • Doação_2