Centros Acadêmicos do Campus Porto Velho Calama realizam 1ª Semana Integrada das Graduações

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 11h50 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 11h50 | Acessos: 298

CentrosAcadêmicos Calama 5O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, celebrou a tão aguardada 1ª Semana Integrada das Graduações nos dias 30 e 31 de outubro, e 1º de novembro. O evento, totalmente coordenado pelos alunos, contou com participação expressiva e ativa dos estudantes do IFRO, além de diversos convidados.

Durante os três dias de atividades, os estudantes participaram de palestras, rodas de conversa, apresentações de trabalhos, maratona, momentos culturais, planetário, oficinas e diversas atividades pedagógicas. A 1ª Semana Integrada das Graduações teve início com o credenciamento dos participantes, totalizando 575 inscritos. Antes da abertura oficial, os presentes assistiram apresentação musical do discente Vitor Smith ao violino.

A cerimônia de abertura, realizada no auditório do Campus Porto Velho Calama, contou com a presença do Diretor-Geral Leonardo Pereira Leocádio. Em seu discurso, ele destacou a importância do evento no contexto acadêmico, enfatizando o valor de ser gerido pelos próprios alunos, proporcionando-lhes uma experiência valiosa.

A mesa de abertura também contou com a presença da Diretora de Ensino, Sari Porssari Santos, do Professor Mauro Guilherme Bezerra, representando os coordenadores de cursos e dos presidentes dos centros acadêmicos. No mesmo dia, no auditório, as peritas criminais da POLITEC, Andressa Teixeira e Cristiane Behling, proferiram uma palestra sobre o tema "O papel das ciências exatas na perícia criminal". Durante a noite, foram disponibilizadas oito atividades em salas de aula e laboratórios da instituição, incluindo minicursos, palestras, oficinas e rodas de conversa, todas recebendo uma participação bastante significativa dos estudantes.

Destaque para a visitação ao planetário itinerante do Instituto Federal do Acre, estruturado no complexo poliesportivo que atraiu mais de 1.000 admiradores do espaço. O telescópio montado pelo grupo AstroIFRO, mesmo com o céu encoberto, permitiu a observação do planeta Saturno. A palestra "Explorando Marte - Uma Conversa Espacial", apresentada pela aluna da Licenciatura em Física, Sandra Maria Feliciano Silva, selecionada pela NASA, atraiu uma grande público.

No terceiro dia, o Coordenador da Secretaria Municipal de Resoluções Estratégicas de Convênios e Contratos (SEMESC), engenheiro Danilo Soares, apresentou as várias etapas necessárias para o desenvolvimento do projeto da nova rodoviária de Porto Velho.

A apresentação, em formato de banners, dos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão coordenados pelo Depesp no hall de entrada valorizou a disseminação de conhecimentos científicos. O encerramento do evento ocorreu com uma gincana que envolveu equipes dos cinco cursos de graduação, destacando-se a equipe da Análise e Desenvolvimento de Sistema como campeã.

A 1ª Semana Integrada das Graduações do IFRO/Calama deixou uma marca significativa, proporcionando aprendizado, troca de experiências e fortalecendo os laços entre os estudantes e a comunidade acadêmica. Confira a galeria de fotos do evento neste link aqui.

• CentrosAcadêmicos-Calama_1
  • CentrosAcadêmicos-Calama_2