Campus Calama divulga vencedores do Primeiro Torneio Aberto de Xadrez Estudantil

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 17h15 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 17h15 | Acessos: 550

Torneio xadrez 3

O “I Torneio Aberto de Xadrez Estudantil do IFRO”, realizado no Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), na tarde de sábado, 18 de novembro, contou com a participação de 22 atletas e seus familiares.

Aberto à comunidade interna do campus e alunos das escolas da região de Porto Velho, foram revelados os três primeiros vencedores: 1º Lugar: Nicolas Augusto (XPGA - Instituto educacional São Francisco); 2º Lugar: Ismael do Prado (XPGA - Colégio Classe A / Vila Eletronorte); e 3º Lugar: João Edson (Escola Murilo Braga). Os vencedores até o quarto lugar receberam troféus, e foram conferidas medalhas até o 10º lugar.

Além de eleger o campeão estudantil de xadrez do IFRO Campus Calama em 2023, promover a prática esportiva no campus e estimular a interação social, o torneio foi realizado em sistema suíço em cinco rodadas para todos os jogadores, com ritmo de 21 minutos K.O. (knockout), o que garantiu partidas dinâmicas. Os árbitros foram os professores Gualter Amélio e Luis Antônio C. Neto, da Federação Rondoniense de Xadrez. Para se inscrever, os participantes colaboraram com a doação de um quilo de alimento não perecível.

De acordo com o coordenador do evento, Marcelo Tenório, cerca de vinte quilos dos alimentos arrecadados foram doados para as ações sociais da Igreja São João Bosco, de Porto Velho. Segundo ele, o projeto, que tem como objetivo buscar a integração dos atletas de xadrez estudantil por meio da prática esportiva, alinhando o saber com as vivências sociais, atingiu sua expectativa, declara, acentuando que foi uma tarde agradável e de interação entre os atletas.

No intervalo entre a terceira e quarta rodadas foi servido um coffee break. O xadrez fortalece laços, estimula o trabalho em equipe e promove a interação entre as gerações. Ativa a concentração e estimula o raciocínio lógico. Estudos da Universidade de Hong Kong comprovaram que o xadrez é um excelente exercício mental, podendo sua prática ampliar em até 15% o rendimento dos alunos em matemática. Além disso, estimula a paciência, a autoconfiança, a responsabilidade e o respeito ao adversário. A classificação completa do torneio pode ser conferida no link: https://chess-results.com/tnr848983.aspx?lan=10&art=4.

• Torneio_xadrez
  • Torneio_xadrez_1