Alunos do Campus Porto Velho Calama se destacam como medalhistas na OBA e MOBFOG

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 10h22 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 10h25 | Acessos: 18477

Campus Calama Medalhistas Mostra de Foguetes

Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Calama estão comemorando suas conquistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Essas competições nacionais têm como propósito inspirar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica, Física e ciências afins, fomentando a aprendizagem de forma colaborativa e lúdica. A OBA, realizada anualmente pela parceria entre a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), envolve estudantes de todos os níveis de ensino, do fundamental ao médio, abrangendo todo o território nacional e escolas de língua portuguesa no exterior.

Além do sucesso na OBA, os alunos do Campus Porto Velho Calama também se destacaram na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma competição anual promovida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A MOBFOG tem como missão estimular o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e, de forma particular, pela exploração de foguetes, promovendo a aprendizagem de maneira envolvente e cooperativa.

Campus_Calama_-_Medalhista_OBA.jpgOs alunos do Campus Porto Velho Calama demonstraram um bom desempenho na MOBFOG, na categoria de Nível 4, que envolve a criação de foguetes movidos a vinagre e bicarbonato de sódio.

Medalhistas de Ouro na MOBFOG:

• •A equipe composta pelos estudantes João Victor Sena Furbino, Maycon Corrêa da Silva Chagas e Efraim da Silva Borba se destacou ao alcançar a distância de 255 metros com seu foguete.
  • • A equipe formada pelas alunas Larissa Cristina Nunes Guarates e Estefanni Jeane Guarates Magalhães também brilhou na competição, atingindo a distância de 232 metros.

Medalhista de Bronze da OBA:

• • Yang Canuto Ribeiro.