Projeto "Costurando Saberes" promove integração entre Filosofia e Engenharia Química no Campus Porto Velho Calama

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 17h26 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 17h28 | Acessos: 13200

Campus Calama Livro Costurando Saberes

No dia 19 de junho de 2023, foi oficialmente aprovado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Porto Velho Calama, por meio da Portaria nº 306/PVCAL - CGAB, o "Projeto Costurando Saberes", que pretende proporcionar aos estudantes do Curso de Bacharelado em Engenharia Química uma perspectiva única que combina os princípios da Filosofia com sua formação acadêmica.

O objetivo primordial do projeto é estimular os estudantes a refletirem sobre a atual conjuntura social sob a ótica da Filosofia, bem como a aplicação dessa reflexão em seu curso de graduação. Além disso, o projeto busca fomentar o planejamento, elaboração, sistematização e desenvolvimento de pesquisas pelos estudantes.

O nome "Costurando Saberes" reflete a necessidade de estabelecer uma conexão eficaz entre as disciplinas de humanidades, em especial a Filosofia, e o Curso Superior de Engenharia Química. O propósito é formar profissionais conscientes e responsáveis, capazes de criar soluções tecnológicas sustentáveis e inclusivas, que levem em consideração os desafios ambientais enfrentados pela sociedade.

O projeto foi liderado por docentes do IFRO Campus Calama e culminou com o lançamento, em outubro de 2023, do livro eletrônico intitulado "Costurando Saberes". Os organizadores desta publicação são os professores Ricardo Valim, Domingos Perpétuo Alves Soares e Alecsandra Oliveira de Souza. “Costurando Saberes é mais do que um livro, é uma ferramenta que visa a fornecer aos futuros profissionais da Engenharia Química um diferencial significativo em termos de excelência técnica, habilidades reflexivas, diálogo intercultural e resolução de conflitos, bem como enfrentamento de dilemas éticos e morais”, destacam os organizadores.

Os trabalhos que compõem o livro foram desenvolvidos no primeiro semestre do ano corrente, apresentados em eventos como o 2º Congresso Latino-Americano de Desenvolvimento Sustentável, o 3º Encontro Nacional de Engenharia Química, o 4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia e o 1º Encontro de Filosofia do IFRO em Cacoal. Os alunos envolvidos não apenas desenvolveram artigos, mas também colaboraram entre si, juntamente com a orientação do professor de Filosofia, Ricardo Valim, resultando na criação de sete capítulos. Os capítulos abordam uma variedade de tópicos, desde o impacto da biopirataria nas comunidades indígenas até a relação entre a Filosofia e a Engenharia Química.

Hugo Rodrigues da Silva, graduando do 2º período de Bacharelado em Engenharia Química e um dos pesquisadores e redatores do livro, descreveu a experiência como gratificante e de grande valia. Ele enfatizou que ter um livro publicado já no primeiro ano de curso é um feito de imensa grandeza. Hugo elogiou a metodologia aplicada pelo professor Ricardo Valim, que deu aos alunos mais protagonismo em seu próprio aprendizado, incentivando o pensamento crítico e autônomo. Ele também revelou que no próximo ano está previsto o lançamento do "Costurando Saberes 2", que trará mais trabalhos e pesquisas relevantes.

“O Projeto ‘Costurando Saberes’ representa um passo inovador no campo da educação, integrando saberes e disciplinas diversas para formar profissionais capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos com uma perspectiva ampla e inclusiva. A iniciativa merece destaque e reconhecimento por seu impacto positivo na formação dos futuros engenheiros químicos do IFRO Campus Porto Velho Calama”, ressalta o professor Ricardo Valim.

O livro pode ser acessado no seguinte link: https://www.sevenevents.com.br/livro/costurando-saberes.