IFRO Calama recebe até quarta-feira (18) doação de água potável para comunidades do Baixo Madeira

Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 12h09 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 12h09 | Acessos: 14563

Ação RibeirinhosDoações podem ser entregues na Av. Calama, 4.985, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, Porto Velho (RO)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, se mobiliza para ajudar comunidades ribeirinhas em tempos de estiagem este ano, as comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, situadas em Porto Velho, Rondônia, enfrentam uma das estiagens mais severas de que se tem registro. A longa falta de chuvas tem impactado profundamente o acesso à água potável nessas áreas remotas. Diante dessa situação alarmante, o IFRO Calama, está se mobilizando para prestar assistência e arrecadar doações de água potável com o objetivo de apoiar essas comunidades em necessidade.

A estiagem prolongada tem afetado drasticamente a vida das comunidades ribeirinhas, tornando o acesso à água potável um desafio diário. Em resposta a essa situação, o Campus Porto Velho Calama tomou a iniciativa de se tornar um ponto de coleta de doações de água potável, demonstrando solidariedade e apoio às comunidades afetadas.

Até o dia 18 de outubro, o Campus Calama do IFRO participará da campanha de doação de água potável para as comunidades que estão sofrendo as dificuldades da estiagem em Porto Velho. De acordo com o Professor da Unir (Universidade Federal de Rondônia) e Secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Porto Velho, Estevão Fernandes, a campanha nasceu da iniciativa de alguns amigos que se reuniram para auxiliar as famílias das comunidades que estão sofrendo pela falta de água.

Segundo o docente, são cerca de quinze comunidades afetadas, com cerca de cinco mil pessoas que estão enfrentando a falta de água devido a poços secos ou água inadequada para consumo. Nesse sentido, a SBPC mobilizou principalmente as instituições educacionais em Porto Velho, incluindo a Universidade Federal de Rondônia, Faculdade São Lucas, Faculdade Católica, Loja Esmite Bento de Melo, o Grupo SIC TV – Record News, Record TV e Parecis FM98, bem como as unidades do Instituto Federal de Rondônia – Campus Zona Norte, Reitoria e Campus Calama, para contribuir. Basta levar qualquer quantidade de água, em garrafas ou galões, aos endereços das entidades indicadas. Após a coleta das doações, a Defesa Civil de Porto Velho ficará responsável por retirar e distribuir a água nas comunidades afetadas. “Essa ação é necessária. Temos várias comunidades ribeirinhas sem acesso à água devido à seca do rio. Podemos e devemos ajudar. O IFRO será um ponto de coleta e vamos mobilizar nossos alunos e servidores para estar conosco nessa empreitada”, diz Leonardo Leocádio, Diretor-Geral do IFRO Campus Porto Velho Calama.