Campus Calama oferece curso de Formação Inicial em Auxiliar Pedagógico

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 14h24 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 14h24 | Acessos: 37268

Fic Calama11O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está oferecendo o Curso de Formação Inicial em Auxiliar Pedagógico, que tem por finalidade preparar pessoas interessadas em prestar concursos públicos. Com 160 horas de duração, o curso iniciou-se na semana passada e seguirá até meados do mês de dezembro, atendendo a 250 pessoas da comunidade em geral e que se encontram em vulnerabilidade econômica e social, como também alunos que recebem auxílios estudantis, servidores e egressos do IFRO.

De acordo com a Coordenadora do curso, Leila Cândido dos Reis, essa é a quarta edição do projeto anteriormente denominado “Superando a Exclusão”, iniciado em 2018, e que evoluiu para essa etapa. O Campus Calama já proporcionou formação para mais de mil pessoas com aulas preparatórias para concursos públicos. Ela também esclarece que foram feitas modificações no projeto pedagógico visando a oferecer certificado aos participantes, para que possam pontuar numa área da educação pública ou privada. O curso é realizado com a participação de professores do quadro do IFRO, que colaboram voluntariamente com o projeto em horários extras à rotina de trabalho regular.

“Além do apoio desses profissionais, nós contamos ainda com professores voluntários da comunidade externa, que ministram aulas preparatórias para concursos noutras instituições”, esclarece Leila. Para atender aos critérios de seleção, os atuais participantes respondem a um questionário socioeconômico. Alguns também já estavam inscritos nas outras etapas realizadas, mas não tinham conseguido participar por causa do número das vagas oferecidas.

A Coordenadora também adianta que “é motivador participar da preparação de pessoas que almejam participar de uma seleção pública para conquistar um emprego, mas, que, porém, nem sempre podem pagar um curso preparatório. Ela adianta que, muitas vezes a pessoa não tem, sequer, o dinheiro para o deslocamento”. Entre as disciplinas ministradas, os alunos estudam Legislação, Matemática, História e Geografia de Rondônia, Língua Portuguesa e Informática, com aulas às terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas.

Ela ainda diz que sempre faz o acompanhamento dos alunos que concluem o curso. “Muitos deles nos dão retorno quando conseguem passar num concurso e eu também já participei de posse de pessoas que estudaram conosco”, destaca Leila, homenageando todos os participantes que já alcançaram vagas por meio do curso preparatório.

• Fic-Calama1
  • Fic-Calama10