Estudantes do Calama levam pesquisas ao IX Simpósio do Vale do São Francisco

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 13h19 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 13h20 | Acessos: 40128

calama2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, destaca a participação e conquistas de seus estudantes no IX Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (PLAMEVASF) e no 3rd France-Brazil Meeting on Natural Products. Três trabalhos representaram o campus no evento e um deles ficou em terceiro lugar entre as apresentações orais.

Representando o Campus Porto Velho Calama presencialmente no evento estavam Débora Luciano Gomes, Sophia Nunes Alves e Nilton Fagner de Oliveira Araújo. Os trabalhos apresentados pelos alunos do IFRO foram: “Análise Fitoquímica, Determinação de Fenóis Totais e Potencial Antioxidante de Vismia guianensis” de autoria de Débora Luciano Gomes, Giovana de Sousa Lima Malta, David Henrique Lima de Oliveira, Arthur Henrique dos Santos, Saara Neri Fialho, Márcia Bay e Minelly Azevedo da Silva.

O segundo trabalho se intitula “Elaboração de uma Biopomada como Alternativa ao Tratamento da Leishmaniose Cutânea”, tendo por autores: Sophia Nunes Alves, Ana Clara de Sousa Mendes, Hugo Rodrigues da Silva, Kauê Eduardo Leite Moret, Laura Lauany Prestes dos Santos, Saara Neri Fialho, Márcia Bay e Minelly Azevedo da Silva. E o terceiro trabalho foi “Análise Fitoquímica, Determinação de Fenóis Totais e Potencial Antioxidante de Xylopia aromática”, dos autores: David Henrique Lima de Oliveira, Arthur Henrique dos Santos, Débora Luciano Gomes, Giovanna de Souza Lima Malta, Saara Neri Fialho, Márcia Bay e Minelly Azevedo da Silva.

O PLAMEVASF é um evento científico bienal organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (NEPLAME) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biociências e o Colegiado de Farmácia da UNIVASF. Em 2023, o evento destinado à pesquisa e à inovação foi realizado conjuntamente com o 3rd France-Brazil Meeting on Natural Products, onde pesquisadores franceses compartilham resultados de suas colaborações com acadêmicos brasileiros, especialmente da UNIVASF.

Acadêmica do curso de Engenharia Química do IFRO Campus Porto Velho Calama, Sophia Nunes Alves compartilhou sua experiência positiva: “participar do Simpósio foi uma oportunidade memorável para mim e para Débora. Foi uma experiência encantadora poder conhecer vários pesquisadores de várias regiões do país e seus trabalhos. A gente pôde compreender um pouco da dimensão do que é a pesquisa, além de aprender a importância da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos. Cada palestra, minicurso, conversa nos mostrou que essa interconexão é essencial para a evolução da ciência”.

Sophia também expressou sua gratidão pela premiação, dizendo que “ter sido selecionada para apresentar um trabalho na modalidade oral, entre tantos pesquisadores excelentes, foi uma honra. Trazer o 3° lugar é incrível, foi uma chance de demonstrar o nosso trabalho árduo de vários meses e traz um senso de dever cumprido. Gostaria de agradecer ao IFRO pelo apoio financeiro e às minhas professoras, Minelly Azevedo e Márcia Bay, sem eles nada disso seria possível”.

O PLAMEVASF chegou à 9ª edição dos dias 30 de agosto a 02 de setembro, de forma presencial após período da pandemia. Ponto de encontro para pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além da comunidade interessada em plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, a programação incluiu cursos, palestras e a apresentação de trabalhos científicos nas diversas áreas relacionadas à pesquisa de plantas medicinais, como agronomia, botânica, etnobotânica, etnofarmacologia, fitoterapia, farmacologia, microbiologia, química, tecnologia farmacêutica, controle de qualidade, parasitologia e toxicologia.

“Essa participação ativa do IFRO Campus Porto Velho Calama demonstra o compromisso com a pesquisa científica e a busca pelo avanço do conhecimento. A colaboração entre instituições e pesquisadores é essencial para impulsionar o desenvolvimento da ciência e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da utilização responsável de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos”, avalia a Professora de Química, Minelly Azevedo da Silva.

• calama1
  • calama2