Realizado lançamento de livro “Colapso Abstrato” em evento alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 13h05 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2023, 18h40 | Acessos: 31023

Lançamento Calama IFRO 2No dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência Física, data que ganhou relevância oficial com a Lei 11.133 em 2015, mas que já vinha sendo comemorada desde 1982. A data tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência. E em um cenário onde a inclusão é a palavra de ordem, o Coletivo Deficiência Não Me Define e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, o Napne, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, celebrou o dia com um evento marcante: o lançamento do livro de poesias “Colapso Abstrato”, escrito por Fábio Marcelo Saavedra, aluno do 6º período do curso superior de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Exemplo de inspiração e superação, Fábio enfrentou a paralisia cerebral, mas isso nunca o impediu de seguir seus sonhos. Ele estudou desde o ensino fundamental em escolas estaduais públicas e foi admitido no IFRO para cursar o ensino superior em ADS. Sua dedicação e empenho no aprendizado o levaram a ser convidado para ser bolsista do projeto Caminhos da Inclusão, também desenvolvido pelo Campus Porto Velho Calama.

O acadêmico já recebeu prêmios em concursos de poesia realizados pelo próprio Instituto. Fábio expressou sua determinação em continuar sua carreira como escritor, revelando que suas próximas obras serão romances que ele já está trabalhando. O evento de lançamento do livro, realizado no dia 22/09, foi organizado pelos alunos, Melyssa Oliveira de Paulo, Carlos Eduardo Martins e pela Coordenadora do Napne/IFRIO/Calama, Lívia Catarina Telles.

Durante a cerimônia, Melyssa, estudante bolsista do Projeto Caminhos da Inclusão, falou sobre a importância da lei que ampara as pessoas com deficiência física, explicando seus objetivos e os diferentes tipos de deficiência que existem, que são cinco: física, visual, auditiva, intelectual psicossocial e múltipla.

Carlos Eduardo Martins Maciel, que é cego e está cursando o 4º período de ADS, compartilhou suas próprias dificuldades e sua jornada de superação. Segundo o discente, sua experiência no IFRO lhe deu uma perspectiva de vida e ele se sentiu apoiado por toda a comunidade acadêmica.

O terceiro depoimento emocionante foi dado por Gustavo Izaias Furtado, estudante do 2º período de ADS, que é surdo. Com o auxílio de um intérprete, ele destacou a importância do Projeto Caminhos da Inclusão no IFRO e como isso tem impactado positivamente sua vida acadêmica.

Livro

Fábio Marcelo Saavedra, autor de “Colapso Abstrato”, compartilhou suas reflexões sobre sua jornada pessoal e como a literatura se tornou sua paixão. Ele expressou seu desejo de criar uma grande saga literária, inspirando-se em obras como Harry Potter e O Senhor dos Anéis. Sua história é uma carta de um adulto para uma criança que nunca deixou de sonhar.

“No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, lembramos que a inclusão e a diversidade são valores essenciais em nossa comunidade acadêmica. Ao apoiarmos e celebrarmos histórias como a de Fábio Saavedra, estamos construindo um ambiente mais justo e enriquecedor para todos. A literatura de Fábio é um testemunho da força da mente humana e da capacidade de superar desafios, inspirando todos nós a alcançar nossos próprios sonhos e superar nossos obstáculos. ‘Colapso Abstrato’ é mais do que um livro de poesia, é uma ode à perseverança e à criatividade”, destaca a Coordenadora do Napne, Lívia Catarina Telles.

• Calama-Apresentação
  • IFRO-Calama